Menu fechado

Pastoral Universitária e Observatório Juventudes Participam de Simpósio sobre Juventudes Contemporâneas

Representantes da Pastoral Universitária e Observatório Juventudes participaram do primeiro Simpósio sobre Juventudes Contemporâneas, que foi realizado no dia 19 e 20 de outubro, na PUC de Porto Alegre. O evento foi organizado pelo Comitê Juventudes, Observatório Juventudes PUC de Porto Alegre e Rede Marista.

O objetivo do Simpósio é reunir jovens, pesquisadores/as, educadores/as e outras pessoas que trabalham com juventudes.  Na oportunidade, foram discutidas metodologias de trabalho com as juventudes, tendo como princípio o protagonismo juvenil. Durante o simpósio ocorreram palestras, apresentações de trabalhos, painéis científicos e relatos de experiência.

Na oportunidade, participaram a professora e Coordenadora de Pastoral I. Silvana Soares, a Pesquisadora do Observatório Juventudes Ana Márcia Nunes Cardoso de Souza e Kamile Renata dos Santos da Silva do curso de Enfermagem e participantes dos projetos de Pastoral Universitária do UNIFATEA.

O evento abordou os seguintes temas: A experiência da juventude salesiana na aldeia Meruri: a vivência da espiritualidade e interioridade na realidade de uma aldeia indígena. (Relato de experiência realizado por Kamile Renata dos Santos da Silva e Ir. Silvana Soares); Mira com amor: relato de experiência em uma instituição de abrigo no Peru (Relato de autoria de Sabrina da Silva Corrêa e Orientação Ana Márcia. C. de Souza e Cleber Alvarenga da Silva Filho); Juventude mito X Juventudes reais: possíveis aspectos que impactam na construção do jovem como sujeito social e seus direitos no Brasil. (Artigo de autoria de Ana Márcia N. C.  de Souza e Cleber Alvarenga da Silva Filho).

“A participação no simpósio ofereceu uma experiência significativa no sentido de realização de uma troca de experiências com outras instituições que possuem o mesmo ideal em relação à busca de conhecimentos sobre a realidade juvenil por meio de pesquisas e o compromisso com a educação, a formação e o empoderamento das juventudes”, afirma a Irmã Silvana Soares.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir
Abrir WhatsApp.
Precisa de ajuda? Clique aqui.
Olá!
Você tem dúvidas?
Clique em "Abrir WhatsApp" para te ajudamos
%d blogueiros gostam disto: