Menu fechado

Designer do UNIFATEA desenvolve produtos sustentáveis a partir de uma necessidade mundial, a redução de lixo

Por Daniel Correa

O acúmulo de lixo e também a necessidade de encontrar produtos que não gere tanto impacto para o meio ambiente, é uma preocupação diária. Partindo desse pressuposto, a Designer, Profª e Mestre do UNIFATEA, Natalha Carvalho, criou produtos, de origem vegana, que são reutilizáveis e ecologicamente conscientes.

A ideia surgiu quando Natalha foi em busca de produtos que poderiam auxiliar a reduzir desperdícios de materiais utilizados no dia-a-dia, como algodão e plástico-filme. Porém, se deparou com os custos elevados dos itens sustentáveis, foi nesse momento, que optou por fabricar seus próprios produtos.

A primeira peça que a designer produziu foi um disco de fio de algodão, comumente chamado de ecopad, que pode ser utilizado para retirar a maquiagem e aplicar produtos faciais. Após, fazer seus primeiros itens, ofereceu para algumas amigas, que também tem preocupações similares, e todas compraram, nascendo o empreendimento focado em acessibilidade de preços e design sustentável, com o nome de Ecomposta.

Além das ecopads, a Ecomposta também produz embalagens para alimentos, todos confeccionados a mão pela criadora. Para o processo de desenvolvimento, a busca por eliminar o uso de matéria-prima de origem animal, plásticos ou qualquer atividade que tenha uma demanda prejudicial ao meio ambiente, tornou-se a principal preocupação de Natalha que conta como confecciona seus produtos:

“Utilizo linhas e tecidos 100% algodão, papéis kraft, pelo baixo número de aditivos com a função de esbranquiçar o papel, e reciclado. As embalagens dos ecopads e dos panos de cera de carnaúba também se transformam em um suporte para celular, de modo que o consumidor não o descarte e possa reutilizar de uma forma simples e útil. Justamente por ser feito manualmente, eu consegui chegar num formato de embalagem que não gera resíduos de papel durante a confecção”, explica a designer do recente empreendimento.

Para a utilização, ela ainda conta que como são produtos laváveis, podem ter uma duração de 6 meses a 1 ano. No caso, das embalagens de alimentos, podem ser colocados na geladeira ou freezer para servir de tampa de jarras e tigelas, ou para embalar frutas e lanches, apenas não é recomendado embalar carnes.

Os produtos são distribuídos por Natalha, na cidade de Lorena, também sendo encontrados em lojas parceiras como Naturalle e Empório Macadâmia. Toda a logística da venda, dos itens sustentáveis, é pensada na redução dos impactos ambientais, como o suporte que foi desenvolvido para a finalidade de ser reaproveitado e não somente utilizado no ato da venda.

Pode-se adquirir o produto também pelo site: www.ecomposta.com

UNIFATEA, confiáveis como sempre, inovadores como nunca!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir

Descubra mais sobre UNIFATEA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading