Mestrado do Unifatea se apresenta em Congresso Latino-Americano sobre qualidade da educação

Cada vez mais fortalecido em nossa região, o Programa de Pós-Graduação em Design, Tecnologia e Inovação (PPG-DTI) do Unifatea também tem cooperado com o desenvolvimento de práticas pedagógicas no continente.

De forma on-line, nosso professor titular do PPG-DTI, Dr. Paulo Sena, participou em setembro de um evento na Faculdade de Design, no curso de Mestrado e Doutorado em Design, da Universidade de Palermo, na Argentina. O 10º Congresso Interfaces Híbrido 2022 contou com 480 professores de 13 países da América Latina e da Espanha, em 45 comissões ao vivo.

A participação do Prof. Dr. Paulo Sena aconteceu no Congresso de Criatividade, Tecnologias e Inovação para Qualidade Educativa. O encontro tem programação para ser divulgado na íntegra em uma plataforma de vídeos, porém ainda não foi publicado. Professor Paulo Sena falou sobre o ensino de design thinking (termo utilizado para se referir a uma forma de abordagem do processo de pensamento crítico e criativo, o que possibilita a organização de ideias de modo a estimular tomadas de decisão e a busca por conhecimento). Em sua apresentação abordou propostas de práticas pedagógicas inovadoras, esclareceu dúvidas e interagiu com os participantes.

O encontro proporcionou também a apresentação, por diversas universidades da América Latina e da Espanha, de outras práticas pedagógicas no ensino da arquitetura, artes e design em geral.

“Foi nosso primeiro contato direto com a Universidade de Palermo, na Argentina, envolvendo nosso Mestrado em Design com o mestrado e doutorado em design deles. Uma interação importante e necessária no movimento de internacionalização do Unifatea”, contou o Prof. Dr. Paulo Sena.

Após o evento o Unifatea foi convidado a publicar um texto sobre a atividade em uma revista do programa de pós-graduação da Universidade de Palermo. E outros encontros e troca de experiências já estão sendo organizados pelas instituições de ensino.