Menu fechado

Acadêmicos de Comunicação Social exibem documentário na Globoplay

Os streamings se tornaram uma febre para os apaixonados por séries. E, claro, tem aluno Unifatea surfando nessa onda. Na verdade, um grupo de alunos dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio TV e Internet), Luiz Gonzaga, Eliabe Gesse, Karla Borges, Rian Gandra, Leonardo Bonnetti, Maria Claudia Gaspar e João Pedro Barbosa. Eles produziram um documentário “Samba de Brasa: um documentário sobre samba, vida e cultura”, já exibido no Canal Futura e disponível na Globoplay (plataforma de streaming de vídeos e áudios). Você pode assistir clicando aqui.

O início das atividades foi ainda no primeiro ano da faculdade, durante os estudos do Projeto Integrador, onde os alunos realizaram um curta metragem sobre uma roda de samba com os idosos participantes do grupo de convivência da Terceira Idade da cidade de Cruzeiro, interior de São Paulo.  

Em 2020, os acadêmicos, que atualmente cursam o último ano de formação, participaram de um sarau folclórico, apresentando o mini documentário, de cinco minutos, “O Samba é a alma da música”. Mas o desejo de mostrar histórias reais agitou o coração de cada um, e em 2021, voltaram com a montagem e escrita do roteiro e retomada das gravações.

Incentivados pelo Prof. Me. William Brazil o grupo se inscreveu na Co. Liga e mergulhou de vez nessa aventura de criar um documentário! O financiamento veio da parceria que a Co.Liga mantém com a Fundação Roberto Marinho. Eles então enviaram a proposta do projeto, e o resultado não demorou: APROVADOS! A partir daí, o Samba de Brasa, que era apenas um sonho, começou a se tornar realidade.

De forma autêntica e proativa desenvolveram primeiro o curta (O Samba é a alma da música), dando vida e voz a muitas histórias, e após uma aula de documentário com a Profa. Me. Daniele Bittencourt, construíram a narrativa e desenvolveram as técnicas necessárias para entender a complexidade das gravações. “Ter uma produção de boa qualidade em uma plataforma nacionalmente reconhecida e ter também transmissão na TV em um horário considerado nobre é uma sensação incrível, afinal um portfólio desses antes mesmo de concluirmos o curso é um feito consideravelmente raro”, comenta o acadêmico Luiz Gonzaga, produtor e diretor do documentário.

Roteiro, storyline, sinopse, e o projeto foi ganhando vida. Durante a produção, eles receberam consultoria de uma psicóloga, especialista nos estudos da terceira idade. “A convidamos para participar da produção e foi fundamental para ligar os pontos chaves da narrativa. O principal para mim é saber o que você quer contar, qual a emoção que você quer que o espectador sinta assistindo. Queríamos deixar clara a mensagem ao telespectador, e para isso é muito importante ter um bom argumento, um bom roteiro e muito estudo daquilo que vai ser mostrado, era preciso se aprofundar na história, entendê-la de pontos de vista diferentes e ter uma boa referência de tudo”, explica Gonzaga.

“Samba de Brasa” evidencia e expõe, na visão dos produtores, os direitos de todo cidadão, com foco nos idosos e suas mazelas diante de uma sociedade que por vezes os exclui e os vê como produtos de descarte, ultrapassados. Encontrando dificuldades em viver plenamente seus direitos de forma justa e honesta. 

O que é Co.liga? 

A Co.liga é uma escola livre, que busca promover a inclusão, no campo da Economia Criativa, das juventudes brasileiras em situação de vulnerabilidade econômica e social, promovendo espaço de fortalecimento de redes, com o objetivo de conectar pessoas: estudantes, profissionais e instituições.

O Unifatea incentiva desde a primeira aula do acadêmico a pesquisa social, científica e o trabalho coletivo no Centro Universitário. A instituição se sente orgulhosa e feliz de acompanhar a produção e o sucesso dos seus alunos.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Traduzir

Descubra mais sobre UNIFATEA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading