Unifatea realiza 22° Semana de Enfermagem

O Unifatea realizou a 22° “Semana de Enfermagem” no Teatro Teresa D’ Ávila nos dias 10 a 12 de Maio, aberto aos profissionais de enfermagem e aos acadêmicos. Os participantes puderam acompanhar palestras nos temas de: atendimento de urgência e emergência, neonatologia e pediatria, gestão e workshop. E quem dividiu o conhecimento com os nossos futuros enfermeiros, profissionais da área foram ex-alunos da instituiçaõ e professores.

Na quarta-feira, Prof. Enfermeiro Esp. Felipe Alves Moreira, proprietário da IBEEM Consultoria, responsável técnico do SAMU Guaratinguetá e professor no Programa de Pós-Graduação de Urgência e Emergência e Graduação em Enfermagem do UNIFATEA, compartilhou com os acadêmicos as vivências que os profissionais podem enfrentar nos atendimentos de emergência.

Para completar, na quinta-feira a Profa. Me. Mara Filomena Falavigna pós graduada em Lato Sensu em Dependência Química pela Universidad Complutense de Madrid, Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica do UNIFATEA e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do UNIFATEA auxiliou na manhã da semana da Enfermagem. Ela abordou aspectos relativos ao cuidado integral ao recém-nascido desde a atenção primária à terciária.

Encerrando sexta-feira com a Enfermeira Esp. Tatiana Moreira de Souza Julien que realizou o Workshop contando como validar o certificado de enfermeira nos Estados Unidos pela Registered Nurse- RN. Julien explicou os procedimentos que o enfermeiro deve seguir e os desafios que podem surgir ao decorrer do caminho, por exemplo: cultura e língua.

Durante esses dias, também esteve presente para as palestras a Profa. Esp. Marcela Delatore Guedes Pinheiro, Enf. Esp. Jéssica Barata, Enf. Esp. Nathalia Vieira Coelho e Enf. Esp. Monica Abreu Medeiros Aguiar.

A aluna Maria Fernanda do último ano ressalta: “Para mim foi bastante emocionante, para ser sincera. Acho que o último ano torna tudo mais intenso. Senti que ao estar mais próxima dos professores e palestrantes, consegui extrair o melhor de cada um e, principalmente, ver o quão linda e ampla é a enfermagem e quantas oportunidades existem. Foi um evento marcante para mim.
CURIOSIDADE

O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro comemora-se em 12 de maio e essa data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820 e é considerada a mãe da enfermagem moderna.