Menu fechado

IDENTIDADE SALESIANA

Espiritualidade Salesiana

A espiritualidade salesiana integra o sentido e os valores da espiritualidade cristã. Trata-se de uma experiência espiritual que teve como protagonistas Dom Bosco fundador dos salesianos e das salesianas e da co-fundadora das salesianas Madre Mazzarello. Inspirados por um carisma dedicado a educação dos jovens e das jovens vivenciaram uma experiência educativa que se transformou no Sistema Educativo Salesiano, chamado de Sistema Preventivo. O Sistema Preventivo considera a totalidade da pessoa no processo considerando três elementos importantes para a educação e formação integral da pessoa: a razão, a religião e a amorevolezza (amor demonstrado). Neste sentido, o Sistema Preventivo perpassa toda a proposta educativa salesiana integrando as dimensões: social, cultural, evangelizadora e comunicativa da educação.

O movimento preventivo se transformou em um método educativo e proposta de espiritualidade juvenil. Isso significa que o jeito de educar salesiano é inspirado nos valores vivenciados na prática da vida cotidiana do ambiente educativo. Os valores da alegria, o ambiente acolhedor, a amizade, o amor demonstrado, o sentido da presença de Deus, o sentido ético, o senso crítico, a capacidade de solidariedade e alteriadade são aspectos que colaboram para a formação integral da pessoa.

Grupos e Associações Juvenis Salesiana no Unifatea

  • Grupo Universitário da Articulação Juvenil Salesiana
  • Ex-alunos
  • Articulação Juvenil Salesiana

Para os jovens universitários a participação em um grupo é muito importante para o seu crescimento pessoal, o seu desenvolvimento social. O grupo favorece a possibilidade de novas amizades, espaço de partilha de suas vivências, sonhos, projetos. Além disso, a experiência de grupo é um espaço específico para aprofundar a fé, viver a solidariedade e contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna.

DIA DO ENCONTRO – 4ª FEIRA

HORÁRIO – 20H30

De modo abrangente, ex-aluno salesiano é todo aquele que já passou no UNIFATEA. De forma estrita, consideram-se como parte da organização dos Ex-Alunos de Dom Bosco aqueles que se associaram livremente. Os que desejam se integrar à União dos ex alunos podem participar das reuniões e movimentos promovidos.

Os encontros e reuniões dos Ex–alunos acontecerão no horário das 16hs às 21hs conforme as seguintes datas:

 

23/2 – Encontro dos Ex Alunos

13/3 – Retiro para alunos, ex-alunos

15/4 – Encontro dos Ex Alunos

23/6 – Encontro Ex Alunos

Para o desenvolvimento da animação dos grupos e das atividades da Pastoral os jovens universitários são os principais protagonistas. Neste sentido, os jovens fazem parte da Articulação Juvenil Salesiana. Com o objetivo de desenvolver o protagonismo dos jovens e a liderança existe a organização de um conselho Local no Unifatea. Cada grupo escolhe um representante que fará parte do Conselho Local da Articulação Juvenil Salesiana.

A Articulação Juvenil Salesiana possui como identidade principal a vivência da Espiritualidade Juvenil Salesiana, e com isso, assumem alguns valores propostos por Dom Bosco e Madre Mazzarello como a alegria, a acolhida, a união, o valor da vida, a transcendência.

Espaços de Cultivo da Espiritualidade Salesiana

  • Missa Universitária
  • Acompanhamento Humano e Espiritual

A missa universitária é a oportunidade dos universitários poderem participar da celebração eucarística. A missa universitária acontece às terças-feiras no horário das 20h30 na capela.

Missas durante a semana

Horário - 18h30 de 2ª Feira à 5ª Feira e aos sábados

Orientação personalizada e individual para fortalecer a fé. Você já sentiu necessidade de aprofundar a sua fé, a sua dimensão espiritual

Estamos à sua disposição, para escutar suas angústias, dúvidas ou questões pessoais. Se você deseja ser acompanhado na sua vida pessoal e de fé poderá agendar os encontros na sala de Pastoral.

 

Horários de Atendimento:

Agendamento de 2ª a 5ª feira

Período da Manhã - 9h às 12h

Período da Tarde - 14h às 17h

Período Noturno - 19h às 21h

CONTATO

  • +55 (12) 2124-2902
  • pastoraluniversitaria@fatea.br