Menu fechado

Dissertações defendidas

Fundado no 2º semestre de 2015, o Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação já formou diversos mestres!

Leia abaixo as dissertações já defendidas por nossos alunos!

Autor: Natália Aparecida Viana Alves

Orientador: Profa. Dra. Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: O uso de protocolos no atendimento pré-hospitalar traz para o enfermeiro que atua
em urgência e emergência menor tempo de atendimento prestado à vítima, maior
eficiência, menores possibilidades de erros. Concernente à mobilização dos recursos
materiais disponíveis para o desenvolvimento da assistência de enfermagem,
observa-se o uso frequente do checklist impresso em papel, como ferramenta aplicada
ao controle de material dentro do transporte móvel. Com o apoio das tecnologias e o
olhar cuidadoso do Design, considerando os critérios de usabilidade e interação, o
objetivo desta pesquisa foi desenvolver um aplicativo para checklist digital de
transporte móvel para a conferência dos materiais e equipamentos, fornecendo
informações para a melhoria do processo de trabalho em equipe de enfermagem. A
metodologia desenvolvida nesta pesquisa iniciou-se pelo levantamento de dados
bibliográficos relativos ao contexto de pesquisa. A partir do cenário teórico e prático,
observando-se o roteiro para transporte hospitalar foi construído um protótipo de app,
contendo os materiais e equipamentos constantes em ambulâncias. O app,
denominado “Checklist Digital de Transporte Móvel”, foi criado usando a plataforma
de desenvolvimento Windev Mobile. Foram utilizados arquivos identificados nas bases
de dados na biblioteca virtual da saúde, scielo, pubmed, google scholar e repositórios
institucionais, nos anos entre 1967 e 2020. O resultado desta pesquisa mostra que o
desenvolvimento de interfaces digitais para a checagem de informações e
preenchimento adequado do formulário do Checklist digital de transporte móvel, que
reúne todas as informações e as organiza em um único lugar, permite quantificar os
materiais e equipamentos, apontar as necessidades de reparos, produzir alertas para
prazos de validade, dentre muitos outros benefícios ao trabalho de uma equipe de
enfermagem. Todo o processo otimiza o atendimento pré-hospitalar ao paciente e
contribui significativamente para o salvamento de vidas.

Palavras-chave: enfermagem; design; aplicativo; segurança do paciente;
emergência.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Paulo César Capucho

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: Este trabalho visa propor uma nova forma de desenvolver produtos audiovisuais por meio da utilização da metodologia do Design Thinking e suas ferramentas. Apesar de todo o avanço e desenvolvimento tecnológico envolvido na pré-produção, produção e pós-produção televisiva, o procedimento de criação de programas pouco se desenvolveu. Nota-se uma frágil normatização dos métodos para a geração de ideias, fazendo com que os clichês estejam cada vez mais presentes na programação atual das emissoras abertas, diminuindo assim o interesse da audiência. Neste cenário, a utilização do Design Thinking colabora na compreensão das preferências dos telespectadores e no processo criativo, pois essa metodologia é focada nos desejos do usuário final. O objetivo, portanto, foi analisar o desenvolvimento da produção televisiva brasileira até o cenário atual de distribuição de conteúdo, passando pela TV aberta, TV de assinatura até chegar às atuais plataformas de streaming de vídeo pela internet, onde o expectador tem acesso a conteúdos que realmente sejam relevantes para ele. O aumento da empatia com a mensagem transmitida, além de aprimorar a forma com que os programas são criados, interfere no processo que privilegia a criatividade individual, valorizando a forma coletiva e interdisciplinar de idealizar conceitos e ideias para programas de TV, a fim de otimizar a oferta de novos produtos. Os resultados desta pesquisa mostram que para entender corretamente a demanda do público, implantar núcleos criativos que façam o uso de Design Thinking em sua estrutura, com equipes multidisciplinares, pode beneficiar as emissoras que desejam estar à frente de suas concorrentes, com a geração de ideias inovadoras para um público cada vez mais sedento por conteúdos de alta qualidade, originais, e que criem conexões emocionais com seu telespectador.

Palavras-chave: Design Thinking, Processo Criativo, Inovação, Audiovisual.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Bruno Ribeiro de Carvalho

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Co-orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: O Design thinking, como ferramenta de inovação na gestão de projetos, contribui na integração entre pessoas e nos resultados das organizações que utilizam essa metodologia. O objetivo é avaliar o potential ganho da utlização de metodologias inovadoras como o Design thinking em gestão de projetos. A metodologia de pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, de natureza qualitativa, com a utilização dos métodos de pesquisa bibliográfica e pesquisação, tomando como crédito a experiência do autor que atua na área. Para atingir os objetivos pretendidos, o estudo se apoia em questionários aplicados aos profissionais que utilizam essas ferramentas. Também foi considerado um workshop sobre Design thinking e sua aplicação em projetos, por meio de consulta ao material de professor especialista do curso de MBA em gestão de projetos, o qual o autor participou e concluiu com êxito. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma análise descritiva do treinamento “in company” numa empresa do setor automotivo, uma multinacional do setor metalúrgico, sediada em Taubaté-SP. Para isso, aplicou-se um treinamento de gestão de comunicação e projetos com a participação de 20 colaboradores utilizando, nesse encontro, metodologias ativas de gestão de projetos. As etapas foram: brainstorming; análise dos problemas; conscientização e nivelamento de conceito; estudos de casos reais de sucesso e insucesso, prática com ferramenta de inovação e metodologia ágil com base nos processos da empresa. Como resultado, por meio de uma análise qualitativa e entrevista de diagnóstico com a liderança da empresa, foi identificado que a gestão de projetos de clientes estava carente de métodos inovadores, bem como de indicadores de gestão que pudesse melhorar os resultados esperados nos projetos contratados. O foco foi trabalhar na melhoria dos processos de gestão de projetos, introduzindo ferramentas de inovação como Design thinking, Canvas e metodologias fundamentadas nas melhores práticas de gestão de projetos do PMI (Project Management Institute). Conclui-se que metodologias ativas apoiadas em um sistema robusto de gestão possibilitam gerar inovações quando empregada e disseminada como prática de gestão e com envolvimento de pessoas dos diversos níveis organizacionais e, principalmente, gerar melhores resultados nos projetos conduzidos pela organização.

Palavras-chave: Design thinking. Gestão de Projetos, Comunicação, Inovação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Ana Carolina Corrêa Baracho dos Santos Buongermino

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sergio de Sena

Resumo: O comportamento receptivo está presente no cotidiano das sociedades, e no ambiente acadêmico não é diferente. Destacar a experiência do público usuário de eventos diversos pode ser uma forma de reconhecimento dentro das estratégias de comunicação das universidades. Para tanto, considera-se importante à aposta em novos métodos, como o Design Thinking que permite ter uma abordagem ampla com a utilização de suas ferramentas que podem contemplar um panorama macro de um ambiente acadêmico. É nesse contexto, que esta dissertação analisa a contribuição do método de Design Thinking no processo de planejamento e execução de eventos acadêmicos. O estudo foi composto por duas etapas, sendo a primeira uma revisão bibliográfica acerca da evolução do método definido, como modelo cognitivo de orientação para atividades criativas e de resultados satisfatórios. Na segunda etapa, foi realizado uma pesquisa-ação que propôs o planejamento e desenvolvimento de cinco eventos acadêmicos, promovendo uso do método. Em uma ação comparativa, definiu-se métricas dentro dos resultados obtidos, como volume de participação, reconhecimento da unidade acadêmica dentro da comunidade inserida, desempenho e contribuição como fonte de aprendizado dos docentes e discentes envolvidos. Os resultados apresentados proporcionaram a identificação positiva de contribuição do Design Thinking no processo estratégico de comunicação, a partir do trabalho coletivo e multidisciplinar de diversos públicos envolvidos. As diferentes visões e soluções propostas para um mesmo problema ajudou na aproximação entre organização, público alvo e a natureza experimental e flexível, contribuiu para que o processo de formação de estratégia ocorresse de forma mais fluída e assertiva, já que os processos podem ser alterados constantemente dependendo do contexto em que está sendo aplicado.

Palavras-chave: Experiência; Empatia; Inovação; Planejamento.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Marcelo Martins de Alvarenga

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: O presente estudo tem como objetivo abordar o papel da inovação aberta e suas práticas na gestão de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas como instrumentos de inovação e desenvolvimento socioeconômico. Conjectura-se que a inovação aberta nesses ambientes pode ocorrer seguindo um modelo conceitual de seis dimensões – P&D; Relações com Universidades; Instituições Privadas; Instituições Públicas; Partes Interessadas; Aperfeiçoamento e Melhorias. Esse estudo considera os mecanismos que possuem grande conectividade com o modelo da inovação aberta, os quais alinham-se as abordagens da Tríplice Hélice e do Design Thinking na promoção de inovações. Com base na revisão de literatura, o estudo aponta que a inovação aberta contribui para o fortalecimento de empresas residentes em Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, o que eleva a competitividade empresarial em um cenário de constantes transformações. A metodologia de pesquisa é de natureza quantitativa e qualitativa e do tipo exploratória, tendo sido utilizado o método de pesquisa do tipo survey. Para tanto, utilizou-se de questionário que remete as catorze práticas de inovação aberta como possíveis influenciadoras da inovação em quatro Incubadoras de Empresas e dois parques tecnológicos, localizados no Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. A partir dessas práticas, buscou-se conhecer os resultados de inovação. O estudo reconhece a metodologia do Design Thinking como relevante processo que contribui para inovação. Desse modo, estabeleceu-se cinco práticas relacionadas ao Design Thinking nos parques e Incubadoras. Em Incubadoras de Empresas, os dados permitiram constatar que o grau de intensidade média das práticas de inovação aberta foi de 4,18, numa escala de 1 a 5. Os resultados correspondentes às práticas de inovação aberta obtiveram média de 4,25. Em relação ao grau das práticas de Design Thinking, constatou-se a média de 3,80. Em parques tecnológicos constatou-se que o grau de intensidade média das práticas de inovação aberta foi de 4,39, seguindo a escala de 1 a 5. Quanto aos resultados das práticas de inovação aberta, obtiveram a média de 4,33. O grau das práticas de Design Thinking foi de 4,8. O estudo concluiu que em média tanto os Parques Tecnológicos quanto as Incubadoras de Empresas corresponderam de forma intensa nas suas práticas de Inovação Aberta, influenciando os resultados. Em relação às práticas de Design Thinking, constatou-se que os Parques Tecnológicos estão melhores alinhados com essa metodologia do que as Incubadoras de Empresas, a média foi de 4,80 para Parques e 3,80 para Incubadoras de Empresas. Sobretudo, o estudo permitiu aferir resultados do desempenho individualizado de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas das práticas de Inovação Aberta e de Design Thinking. Em Incubadoras, as médias de resultados das práticas oscilaram entre 3,33 (Inc.1) e 5,00 (Inc. 3), e em Parques as médias oscilaram entre 3,67 (Pq.1) e 5,00 (Pq.2), revelando que aquelas que utilizam as práticas de modo mais habitual obtêm melhores resultados. No alinhamento da Inovação Aberta com a Hélice Tríplice, os resultados apontaram que duas das incubadoras e um dos parques analisados tiveram alta intensidade nas suas práticas de gestão, bem como repercutiram nos seus resultados, apresentando alto desempenho. Esses dados corroboram para afirmar que quanto mais intensa as práticas de cooperação com governos, universidades e empresas melhores serão os resultados alcançados.

Palavras-chave: Inovação Aberta. Parques Tecnológicos. Incubadoras de Empresas.
Hélice Tripla. Design Thinking.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Sandra Regina Martins Ferreira Godoy

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: O presente estudo apoia a premissa de que a sociedade é marcada por mudanças constantes e a família do novo milênio é alvo destas modificações. Porém, são os adolescentes os protagonistas do universo digital e aproveitam de maneira intensa
os benefícios que a tecnologia oferece, mas por estarem em fase especial de desenvolvimento biopsicossocial, encontram-se vulneráveis a possibilidades de riscos, exigindo da família prioridade absoluta de ações protetivas. Desta maneira, a pesquisa objetiva analisar a percepção da família em relação ao uso da tecnologia digital no cotidiano dos adolescentes. Pesquisa qualitativa, participaram deste estudo pais de adolescentes de 15 a 17 anos que fazem uso da tecnologia digital de uma escola particular do sul de Minas Gerais. O instrumento utilizado foi um questionário aberto elaborado pela autora. Foi respeitado os aspectos éticos da resolução 466/12. O projeto recebeu parecer 2.596.226 favorável para a pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu por meio de uma abordagem da do Design Thinking, que proporcionou uma inovação na forma de pensar. A Análise de Dados foi interpretada pela Descrição do Sujeito Coletivo (DSC), que permite que se conheçam os pensamentos, crenças e valores de uma coletividade sobre um determinado tema. Os resultados obtidos considerou que os pais reconhecem o uso
excessivo da tecnologia digital no cotidiano dos adolescentes, têm legítimas preocupações, mas assumem não possuir conhecimentos suficientes sobre os possíveis riscos e prejuízos na vida de seus filhos. O trabalho resultou em contribuições relevantes em relação às crenças e valores familiares, e ao contexto atual vivenciado na sociedade e concluiu-se que os pais receiam os riscos das incursões digitais dos filhos, e que o assunto precisa ser discutido e propagado, o que justifica a proposta interventiva de divulgação do tema através de palestras em escolas e comunidades.

Palavras-chave: Internet, Adolescência, Área de Dependência-Independência, Relações Familiares, Mídias sociais.

Faça o download da dissertação completa!

Autor:Daniele Caroline dos Reis Bittencourt

Orientador: Prof.º Dr.º Wellington de Oliveira

Resumo: Este trabalho tem como objetivo indicar possíveis melhorias no processo das TVs Universitárias para a popularização da ciência no Brasil, com foco na Design Science Research. A divulgação científica ainda é um grande entrave no Brasil. As TVs universitárias apresentam um perfil muito promissor no que tange à divulgação e popularização da produção científica no Brasil. Ainda assim, há um desafio muito controverso: produz-se ciência, mas não há uma divulgação adequada. O Jornalismo Científico é peça-chave para a exposição dos trabalhos científicos e as Tvs universitárias têm a chance de serem grandes divulgadoras, no entanto ainda não há um projeto que sustente a integração dos pilares do Jornalismo Científico: tecnologia, didatismo, comunicação, pesquisa e popularização. A maneira com que esse conteúdo é veiculado torna-se relevante, haja vista que trabalhos científicos, em muitos casos, são densos e complexos. Sendo assim, encontrar ferramentas que auxiliem nessa divulgação de maneira mais abrangente torna-se vital para que essa produção científica de fato atinja telespectadores fora do âmbito acadêmico. Para a obtenção de dados, foram realizadas pesquisas bibliográficas e exploratórias, e aplicação de questionário – Método Survey – desenvolvido pela pesquisadora e aplicado via plataforma Google Forms aos diretores de TVs Universitárias. Notaram-se dificuldades dos gestores em apresentar mecanismos para a avaliação da programação de cada TVU, bem como ainda há dúvidas em relação ao processo de popularização da ciência e tecnologia. Ainda que algumas delas apresentem estatutos e regras para sua integralidade, percebeu-se que paira uma lacuna a respeito do regramento nesta divulgação específica. Com base no Design Science Research foi proposta uma reestruturação das TVUs no que tange ao abastecimento de informações, logística para obtenção de resultados, trabalhos de comunicação em rede/servidores (Intranet) – em parceria com os departamentos de Tecnologia da Informação – e ligação direta com os Cursos de Comunicação Social e Núcleos de Desenvolvimento Estruturante destes cursos.

Palavras-chave: TVs Universitárias, Design Science Research, Popularização da Ciência, Design Science.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Luiz Cláudio de Moura

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo:

Esse estudo discute os desafios dos serviços públicos de saúde enfrentados pelos governos e sociedade. A Constituição Federal instituiu o direito universal dos cidadãos à saúde, mas na prática observam-se entraves, principalmente para o cumprimento no que tange o Serviço Único da Saúde – SUS. Embora a instituição da descentralização do SUS nas esferas federal, estadual e municipal pelo pacto de gestão visa prover a prestação de serviços da saúde pública de modo a garantir a assistência universal, observa-se algumas restrições como a queda orçamentária para promover a saúde. De modo geral, as arrecadações nas três esferas se constituem fontes para cobrir os gastos com saúde, mas o recuo acentuado da atividade econômica dos últimos anos repercutem no volume de recursos destinado ao SUS. Também, em face às dimensões territoriais e as disparidades socioeconômicas, o serviço de saúde abrangidos pelo SUS nos municípios brasileiros apresentam indicativos para diferentes níveis de atendimentos à saúde, principalmente serviços de média e alta complexidade, sendo que a maioria dos municípios brasileiros tem baixo e médio desempenho para atender as diferentes demandas da sociedade, em razão da insuficiência dos recursos, estruturas e capacidades. Tais aspectos podem influenciar a qualidade e a satisfação aos atendimentos à saúde. Diante disso, o estudo tem como objetivo geral avaliar a percepção dos usuários e dos funcionários das unidades de serviços de saúde quanto a satisfação dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde – SUS do município de Lorena, no estado de São Paulo. O estudo é suportado por revisão de literatura que discorre sobre o serviço público da saúde, sistema de regulação e satisfação e qualidade dos serviços. O presente estudo utiliza o design thinking como metodologia de gestão capaz de inspirar agentes públicos no aprimoramento e inovações nas políticas e nos serviços públicos de saúde. Sobretudo, a utilização da metodologia design thinking permite aos gestores dos serviços públicos identificar causas ou problemas, testar e propor soluções centradas no usuário, e com isso enfrentar de modo eficiente e eficaz os desafios e as restrições econômicas e sociais com inovação e aumento da satisfação dos serviços de atendimento à saúde. Para alcançar os objetivos, foram entrevistados 84 funcionários alocados em 11 unidades de serviços de saúde e 327 munícipes. Para a amostra de funcionários, elencou-se dez variáveis de gestão e sete variáveis para design thinking. Para a amostra de usuários, elencou-se oito variáveis para a gestão da saúde e quatro para as práticas do design thinking. Em ambos os casos, adotou-se escala Likert de cinco pontos. Em síntese, os resultados permitiram aferir o grau de intensidade médio de 3,28 da percepção dos funcionários quanto a gestão e grau médio de 3,33 das práticas utilizadas de design thinking. No tocante aos usuários, a percepção referente a gestão obteve o grau médio de 3,22 e 2,87 para o design thinking. Constatou-se que os serviços de saúde têm desempenho satisfatório, acima da média, mas quando aplicado a metodologia do design thinking com usuários, verifica-se a existência de oportunidades para explorar de modo mais eficiente e eficaz as práticas de gestão dos serviços de saúde que contribuam para o aumento do grau de satisfação.

Palavras-chave: Serviço Único de Saúde, Regulação, Satisfação, Inovação,
Design Thinking.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Marcelo de Elias

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: O presente estudo discute sobre a relevância dos departamentos de Recursos Humanos para articulação de projetos que contribuem para agregar valor ao negócio. Postula-se, conforme referencial teórico, que o papel do RH nas empresas deve ser cada vez mais estratégico em projetos de gestão de pessoas, articulando esforços para integração e engajamento dos diversos níveis da organização. Constata-se que apesar do RH enfatizar a gestão de pessoas, ainda persiste dificuldades para concretização de projetos de modo eficiente e eficaz. Partindo desse pressuposto, o estudo contextualiza o Design Thinking no desenvolvimento de projetos, cuja relação, apontada pela literatura, como um potencial caminho para a estruturação de projetos aplicáveis em gestão de pessoas. Sob esse enfoque, a criação de empatia junto às partes envolvidas, trabalho em equipe multidisciplinar e prototipação contribuem com a geração de inovação e efetividade das ações do RH. A pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto da adoção de metodologias e ferramentas do Design Thinking em projetos de gestão de pessoas. A metodologia de pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, de natureza qualitativa, com a utilização dos métodos de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Para atingir os objetivos pretendidos, o estudo se apoia em questionários aplicados aos profissionais de RH de 14 empresas participantes, constituído de dois grupos para os quais foi aplicado workshop de imersão sobre Design Thinking e sua aplicação em projetos, por meio das ferramentas brainstorming, Mapa da Empatia, Canvas do Desafio e Refinando o Problema. Com esse estudo foi possível aferir que embora a maioria dos profissionais afirmarem que o RH está envolvido em decisões estratégicas, ainda persiste resistências organizacionais da compreensão do RH plenamente estratégico. Aferiu-se que 64% dos profissionais já ouviram falar do Design Thinking e 35,7% não tem nenhum conhecimento. Em 71% dos profissionais reconhecem que projetos atuais têm baixos resultados. Ao término dos dois workshops constatou-se que a ampla maioria dos profissionais compreenderam o Design Thinking e que sua aplicação trará ganhos para as empresas. Ainda que tenham apontado elevado interesse e disposição de utilização do Design Thinking, verificou-se possíveis entraves organizacionais para sua implementação como, a cultura organizacional, a falta de apoio, resistências internas e o desconhecimento. Conclui-se que o Design Thinking se constitui numa abordagem que possibilita gerar inovações quando empregada e disseminada como prática de gestão e com envolvimento de pessoas dos diversos níveis organizacionais e, principalmente, gerar melhores resultados nos projetos conduzidos pelo RH.

Palavras-chave: Design Thinking. Projetos de Gestão de Pessoas. Recursos Humanos.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Daniel Maciel Alves da Silva

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral estabelecer uma base conceitual/projetual para o desenvolvimento e aplicação de acessibilidade em um ambiente virtual de aprendizado. Os objetivos específicos foram compreender as características do AVA; identificar problemas de interação/acessibilidade através de instrumentos de coleta de dados; elaborar colaborativamente uma proposta de implantação do AVA com vistas à resolução dos problemas encontrados; aplicar colaborativamente o trabalho implementado. As questões de pesquisa que norteiam este trabalho são: Como está configurado o uso do AVA no que diz respeito à acessibilidade? Quais soluções poderão ser implementadas partindo deste diagnóstico inicial? A metodologia empregada foi a de trabalho colaborativo que consiste em grupos que trabalham em prol de um resultado único ao final, com tarefas bem definidas com os agentes se auxiliando para que o resultado final seja atingido. Os resultados indicaram, em resposta à primeira pergunta de pesquisa que o ambiente virtual de aprendizado não possui nenhuma ferramenta de acessibilidade implantada na forma de instalação padrão e nenhuma adaptação de código para que a acessibilidade seja efetivamente alcançada. Em relação à segunda, a resposta proveniente foi que ao se definir a implantação de acessibilidade seguindo as métricas do W3C é possível transformar o AVA em um ambiente acessível ao maior número de pessoas possível. Conclui-se que estudar o ambiente para verificar a acessibilidade foi de suma importância para que se justificasse o trabalho aqui desenvolvido. Além disso, pode-se sugerir que é importante para as instituições pensarem em seus ambientes virtuais de aprendizado, tendo como foco usuários com necessidades especiais trazendo mais empoderamento no uso de ferramentas tecnológicas.

Palavras-chave: Acessibilidade, W3C, Design, Interação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Paulo Alessandro Pereira

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo:

O Design e a Gestão de Design propõem-se a maximizar os processos administrativos. Nesta pesquisa, confrontou-se as práticas profissionais encontradas em uma secretaria acadêmica de uma instituição particular de ensino superior e os conceitos do Design com o objetivo de identificar as contribuições que a Gestão de Design pode oferecer se comparada aos atuais processos de trabalho aplicados na Secretaria Acadêmica. Foi realizada uma revisão da literatura que contextualizou a gestão de design e o ambiente organizacional de Instituições de Ensino Superior. Quanto a abordagem metodológica, caracteriza-se pela pesquisa exploratória de natureza quantitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. Aplicou-se, como ferramenta uma pesquisa com os colaboradores sobre a percepção acerca do atual ambiente organizacional e sua relação com o design, além da elaboração de correlações entre as atividades processuais da Secretaria Acadêmica e o número de atendimentos realizados por funcionários do setor. A discussão identificou que há uma relação entre as práticas processuais na secretaria acadêmica e a gestão de design. Concluiu-se que a gestão de design pode ser útil a um ambiente organizacional, aplicada de maneira extensiva ou em uma área específica.

Palavras-chave: Design, Gestão, Gestão de Design, Secretaria Acadêmica, Universidade Particular.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Willian Robson Ribeiro Brazil

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a usabilidade do aplicativo de comunicação interna UNIFATEA Digital, para que o mesmo tivesse uma otimização em sua usabilidade, trazendo um acesso fácil à informação institucional. Mais especificamente, buscou-se determinar as principais etapas que devem ser trilhadas para customização do APP e implantação do mesmo. Na customização é possível observar a logomarca criada pelo departamento de comunicação da instituição, assim como a criação de módulos e exclusão de outros módulos que não seriam necessários para a instituição. Considerou-se também a importância das Heurísticas de Nielsen (1993) aplicadas para validação do aplicativo. A pesquisa revelou que a usabilidade é um ponto crucial para o sucesso de um APP, podendo este ser um fator de inovação e grande diferencial para o UNIFATEA. No processo de Design, segundo Cooper, Reimann e Cronin (2007) e Nielsen (1993), para que o produto criado tenha uma boa usabilidade e seja adequado à realidade dos usuários, estes devem ser colocados sempre em primeiro lugar. Os resultados alcançados contribuem com o campo do Design, Inovação e Tecnologia tendo como mola propulsora a usabilidade, requisito essencial para a criação de um produto (aplicativo) dentro das necessidades e desejos dos usuários e que atenda à proposta de comunicação interna eficazmente. Se o usuário consegue navegar pelo aplicativo e suas perguntas são respondidas o aplicativo cumpriu o seu propósito.

Palavras-chave: Design de Interação, Usabilidade, Mobilidade.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: André Luiz de Paulo Carolino

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Resumo: A motivação deste trabalho tem por base o alto índice de volume de materiais provenientes de construção civil descartado no aterro de inertes na cidade de Lorena, Estado de São Paulo, perfazendo 50 toneladas por dia. O presente trabalho tem por finalidade o desenvolvimento de produtos sustentáveis a partir de resíduos sólidos da construção civil e avaliação do comportamento mecânico das diversas composições, e em seguida utilizando a Metodologia de Ashby. A metodologia dividiu-se em 3 fases: a primeira, envolvendo a pesquisa bibliográfica e de campo, coleta dos resíduos sólidos e maceração dos mesmos, realização do MEV e EDS para caracterização e enfim processo de beneficiamento do material; a segunda, que envolveu a confecção das amostras, realização de ensaio mecânico tipo flexão de três pontos, análise da fratura com realização de um novo MEV; e a terceira fase que envolveu o desenvolvimento do mockup e a confecção do produto. Sobre os resultados obtidos observou-se por meio da obtenção do modulo de resistência da ruptura que há um declínio dos valores especificamente 25% da composição 50% areia e 50% resíduos e 50% na composição 100% resíduos com base no padrão 100% areia. A morfologia, de forma geral, das composições apresentou uma massa heterogênea sem significativas redes de poros, indicando uma forma sólida, com pouco aglomerado, e uniforme, notou-se a presença de elementos orgânicos, partículas de diferentes tamanhos, porém há uma heterogeneidade nos poros. Nas considerações finais, propôs-se o desenvolvimento de produto tipo elementos vazados, estilo Cobogó, evidenciado pelo Mapa de Ashby/Índice de Mérito dos Materiais.

Palavras-chave: Design e Seleção de Materiais, Resíduos Sólidos da Construção Civil, Produtos Sustentáveis, Novos Materiais, Metodologia de Ashby.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Rosenil Honorato de Melo

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: A redução de custos, a segurança e a aplicação da ergonomia no ramo de atividades profissionais podem ser considerados fatores decisivos ao sucesso de um empreendimento industrial e, nesse caso específico, para uma empresa do segmento de autopeças, onde a linha de produção é intensa e o mercado competitivo. Diante disso, essa dissertação contempla estudos de melhorias voltados ao design, objetivando analisar a geometria e a forma do furo de válvula de rodas automotivas e seus ganhos com os fatores citados. A metodologia utilizada foi a observação participante, apresentando como método um estudo de caso, comparando duas condições do furo de válvula, a existente e a proposta, para aperfeiçoar um modelo específico no processo de fabricação de rodas, adequando-o a um produto já existente. O instrumento de pesquisa utilizado foi um programa de computador de desenho 3D aplicado ao projeto da roda para simular as mesmas condições com a válvula, além de proporcionar a verificação do código e de interferências no furo de ventilação. Os resultados demonstraram que os níveis de tensão de ruptura estão dentro dos limites aceitáveis e que a roda proposta apresenta uma diminuição desses valores devido a um ganho estrutural ocasionado pela modificação. Além da diminuição do peso da roda e melhoria no processo da produção, houve redução do gasto mensal de gás e da mão de obra, melhoria dos aspectos visuais e da qualidade, mudança da forma do bico de válvula da câmara de ar e, por fim, a compatibilização deste bico para a grande maioria dos produtos, eliminando possíveis falhas na montagem, atingindo o objetivo do estudo.

Palavras-chave: Design de Produto; Engenharia de Rodas; Processos de Produção; Melhoria Contínua.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Celso Ricardo Paraguay

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o método PERMATUS (Percepção dos Materiais pelos usuários) por meio da diversidade de materiais: aço especial, aço carbono, polímeros, elastômero (borracha), vidro, papel, madeira. No que tange ao design foi levado em conta a forma, a geometria e a usabilidade dos modelos em escala (miniaturas). Os participantes da pesquisa foram alunos de um curso de graduação em Design de um Centro Universitário, situado no município de Lorena no interior do Estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. A amostra experimental foi composta por 32 estudantes, sendo 18 estudantes do 5o período 14 estudantes do 7o período. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo experiencial e com a finalidade exploratória, seguindo o modelo PERMATUS (Percepção dos Materiais pelos Usuários). Utilizou-se as seguintes etapas: elementos dos produtos, ciclo de interações, processo sensorial, perfil do material, avaliação subjetiva dos materiais nas dimensões: cognitivas, afetiva e conativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário. Os resultados obtidos demonstraram que a análise sensorial e afetiva tem a sua importância no projeto e na fabricação do produto final. Os dados apresentados em gráficos mostraram que os estudantes consideram os materiais e as emoções obtidas na interação com os produtos atributos muito importantes. Pode-se afirmar, portanto, que os materiais e as emoções têm uma profunda relação e estão presentes na interação dos usuários por meio de uma análise sensorial. Essa compreensão é fundamental para os profissionais que irão projetar novos produtos nos mais variados contextos.

Palavras-chave: Design e Seleção dos Materiais, Interação; PERMATUS; Circulo de Emoções.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Pedro de Almeida Cunha

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo oferecer para a Escola de Desenvolvimento Humano Aldeias de Vida uma contribuição para a criação das ferramentas metodológicas necessárias na geração de cursos e ações da escola a partir do Design Thinking. O ponto de partida é o Decreto 0311/2016 que cria a escola e estabelece os parâmetros para a criação da metodologia a ser utilizada. Por isso o problema de pesquisa se estabeleceu como sendo: Qual o contributo do Design Thinking para a escola de Desenvolvimento Humano Aldeias de Vida? Levantou-se a hipótese de que o Design Thinking tem um contributo a oferecer para a Escola e assim se estabeleceu o principal objetivo que é: contribuir, a partir do Design Thinking, com a Escola de Desenvolvimento Humano Aldeias de Vida, na criação das ferramentas metodológicas necessárias para a geração de cursos e ações da escola. Para tanto, objetivos específicos foram estabelecidos: a necessidade de conhecer a identidade, a missão, os fundamentos, a espiritualidade e os valores que norteiam as Aldeias de Vida, bem como o perfil do aldeeiro e sua descrição populacional. Também se fez necessário conhecer o Design Thinking especialmente no que diz respeito às suas fases: imersão, ideação e prototipação para atender o disposto no Decreto 0311/2016. Um conjunto de sete ferramentas foi criado para ser ofertado à escola como o contributo final do presente trabalho.

Palavras-chave: Design Thinking, Aldeias de Vida, Desenvolvimento Humano.

Faça o download da dissertação completa!

Autor:Gustavo Antunes de Souza

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Resumo: O monitoramento de áreas de risco é uma atividade em expansão no Brasil, especialmente após os desastres ocorridos nas Serras Fluminenses em 2011, sendo que o Governo Federal tem viabilizado recursos financeiros para criação de centros de monitoramento e controle e também na criação de uma grande rede observacional para coleta de dados ambientais. Para garantir a eficiência dessa grande rede observacional, faz-se necessário o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão que disponibilize, em tempo real, aos gestores públicos, informações confiáveis e de forma contínua. Para tanto, elaborou-se uma proposta para utilização de sistema que permitisse a gestão dos incidentes e problemas que causem indisponibilidades de fornecimento de dados pelos sítios dos radares meteorológicos. Por meio da metodologia de Design Thinking foi possível identificar relações entre necessidades dos usuários e inovação para Centro de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais (CEMADEN). Com os resultados obtidos durante a pesquisa foi possível propor e customizar uma solução de gestão de problemas técnicos que atende de forma satisfatória as necessidades do Centro de Monitoramento.

Palavras-chave: Centro de Serviços Compartilhados, Gerenciamento de Incidentes, Design Thinking, Radares Meteorológicos.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Luiz Gustavo Rodrigues Souza

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: O mundo contemporâneo propõe o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias visando ao agrupamento de empresas com a mesma natureza e finalidade, objetivando manter-se no mercado dentro dos princípios de qualidade requeridos pelo mercado atual, após o advento da globalização. Sendo assim, o presente trabalho apresenta como objetivo principal avaliar a possibilidade de implantação de um arranjo produtivo local do circuito turístico religioso do Vale do Paraíba São Paulo, discutindo sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social. Para tanto, o percurso metodológico eleito consistiu no hipotético-dedutivo, utilizando como procedimento o levantamento de dado sem uma amostra de 24 empresas do setor hoteleiro com a participação de 05 municípios que compõem a supracitada região, utilizando-se como instrumento um questionário com 19 questões, sendo 17 questões fechadas e 02 questões abertas. De acordo com as pesquisas realizadas, o referido estudo observou a viabilidade da implantação de um Arranjo Produtivo Local voltado ao setor hoteleiro no Circuito Turístico Religioso da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. A pesquisa demonstrou que a expansão pleiteada pela maior parte dos empreendimentos pesquisados no prazo previamente determinado de 5 anos, demonstra as expectativas de crescimento dos empreendimentos condicionadas a três vertentes: inovação, aprendizado e delimitação do território e que os empreendedores pleiteiam o sucesso de seu negócio, na busca constante pela qualidade e produtividade que contemplam a competitividade de micro e pequenas empresas do setor hoteleiro em nível de igualdade com grandes empreendedores, no que se refere à prestação de serviço, na hospedagem de turistas motivados pela religião.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Arranjo Produtivo Local. Empreendimentos Hoteleiros.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Bianca Antunes de Souza

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: Esta pesquisa propõe alternativa para viabilidade tecnológica e operacional no processo de geração, armazenamento e atualização das condições de previsões de tempo, elaboradas pelo Grupo de Previsão de Tempo do Centro de Previsão de
Tempo e Estudos Climáticos, com o objetivo de agilizar o processo, bem como favorecer a redução de custos de materiais de escritório, por meio da utilização de equipamentos que possibilitam maior bem estar e qualidade de vida no ambiente
de trabalho. Para tanto, baseou-se no uso de tecnologia Java. Elaborou-se uma proposta de arquitetura de dados para a ferramenta Visualizador de Dados Meteorológicos (VDM) e as interfaces gráficas para o módulo de previsão de tempo. Os dados foram coletados durante pesquisa de campo. A partir deles, foi possível desenvolver e descrever os aspectos do design e as vantagens na utilização da tecnologia de telas sensíveis ao toque, além da mobilidade que sua utilização possibilita. Desenvolveu-se um módulo conceitual da ferramenta, utilizando informações coletadas por meio da metodologia de Design Thinking. Sendo possível dessa maneira explorar relações entre as necessidades dos usuários e inovação para o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

Palavras-chave: Condição de tempo, Digitalização, Tecnologia, Design Thinking.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Marcos Augusto da Silva Bento

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: Este trabalho teve como objetivo aplicar o método PERMATUS (Percepção dos Materiais pelos Usuários), centrado no usuário na avaliação dos pisos táteis para os ambientes com fluxo de pessoas (interno e externo) por meio dos diferentes tipos de materiais: PVC (Policloreto de Vinila), aço inoxidável, cerâmica e polipropileno (PP). Foram escolhidos tais materiais por terem maior índice de comercialização em relação aos pisos táteis. No que tange ao design foi levado em conta a forma, a textura, a durabilidade, colocação e adequação dos diferentes tipos de pisos. Os participantes da pesquisa foram alunos da Escola Municipal Cyrene Leite de Almeida (EM), por ser esta uma escola de referência na região, na alfabetização em braile para pessoas com cegueira total. A escola é situada na região Metropolitana do Vale do Paraíba, litoral norte sub-região 3, especificamente na cidade de Lorena-SP, Bairro Ponte Nova, na Avenida Tiradentes, número 78. A pesquisa realizada foi com alunos com cegueira total estando excluso da pesquisa pessoas com baixa visão. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo experiencial com finalidade exploratória e intervenção técnica, seguindo o modelo PERMATUS, na avaliação centrado no usuário dos pisos táteis em ambientes internos e externos da EM Cyrene Leite de Almeida. As etapas se baseiam: Coleta dos Produtos, Detalhamento Técnico 2 e 3D, amostragem, perfil por meio do questionário social, Processo Sensorial com o desenvolvimento da plataforma fixa de teste e avaliação subjetiva dos mesmos nas dimensões: cognitivas e afetivas na relação usuário e produto. Os dados foram coletados por meio de vivência prática com a utilização do piso alerta por meio da percepção de mãos e pés e aplicação de questionário. Os resultados preliminares obtidos demonstraram que a percepção sensorial e afetiva tem a sua influência na utilização do produto. Os dados apresentados mostraram que os estudantes, consideram que as emoções obtidas na interação com os produtos são qualidades muito importantes. Os usuários, em sua maioria, preferiram PVC interno no uso com as mãos e PVC externo no uso com os pés, além disso, o piso de aço inox foi avaliado como tendo uma baixa aceitação pelos participantes.

Palavras-chave: Design de Produto, Percepção Sensorial, Materiais Industriais, PERMATUS, Tecnologia Assistiva, Projeto de Produto e Tecnologias Sociais.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Ariel Domingues Moreira

Orientador: Prof. Dr. Henrique Galvão Martins

Resumo: A presente dissertação possui tema relacionado à economia e finanças aliado à linha de
pesquisa em Design Thinking e discute a importância da estimação da Yield Curve
títulos públicos brasileiros como forma de obtenção de taxas de juros futuras. Diante das
premissas econômicas, busca-se responder a seguinte pergunta: seria possível extrair
taxas futuras por meio de um ambiente de modelagem prototipado para um usuário final
dessa informação? O objetivo geral é de estimar taxas de juros futuras pela Yield Curve
de títulos públicos por meio do modelo econométrico de Nelson-Siegel-Svensson
(1994). Os objetivos específicos são mostrar o passo a passo da modelagem em termos
do modelo econométrico e como cria-se o ambiente de modelagem no Excel. Para
atender tal objetivo, o estudo utiliza a metodologia exploratória de natureza quantitativa.
Quanto aos meios, utiliza-se a metodologia projetual de Design Thinking, baseada no
modelo de Munari (2008). Nesse sentido, o Design constitui-se como um método
projetual que busca soluções que visam atender necessidades de usuários. Na Análise
e Discussão foi mostrado como o objetivo da pesquisa foi alcançado e como
conseguiu-se gerar uma curva modelada (Nelson-Siegel-Svensson Curve) sobreposta a
Yield observada. Assim, foram extraídos juros futuros para cada data que compõe a
curva futura. Na conclusão demonstrou-se o resultado encontrado em cada capítulo da
pesquisa. Conclui-se que é possível a qualquer usuário que necessite estimar taxas de
juros futuras, utilizar a mesma prototipagem do ambiente de modelagem como
ferramenta, dado o tutorial apresentado. Para estudos futuros, deixa-se como sugestão,
a necessidade de utilizar outros tipos de Yield para estudos mais específicos e análises
setoriais no ambiente econômico. 

Palavras-chave: Yield, Econometria, Juros, Design, Investimentos

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Karen Cristina de Carvalho

Orientador: Prof.º Dr.º Paulo Sérgio de Sena

Resumo: Diante de um novo cenário, com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação e com as transformações ocorridas na sociedade, caracterizada como a “sociedade da informação”, se torna necessário repensar o papel das bibliotecas universitárias, do tradicional para um novo formato, como Centro de Recursos para Aprendizagem, na busca por maior interação com o usuário e melhoria no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo redesenhar a usabilidade de bibliotecas universitárias físicas para usuários acadêmicos. Sob esse enfoque foi necessário conhecer as impressões dos usuários quanto ao uso colaborativo da biblioteca, a partir de uma proposta de redesenho desse ambiente da universidade, na perspectiva do Design Thinking. Criou-se um movimento que favorece uma ‘conversa’ efetiva com os autores, das prateleiras aos usuários, bem como o registro público das ideias derivadas destas ‘interações’ por meio de um painel. Partindo desse pressuposto, para coleta das impressões dos usuários foi utilizado um questionário on-line (google forms). O produto final obtido apontou orientações para o redesenho da biblioteca física com espaços colaborativos para a construção de conhecimento.

Palavras-chave: Biblioteca, Sociedade da Informação, Centro de Recursos para Aprendizagem, Design Thinking.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Fatima Aparecida Lourenço da Silva

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: O crescimento da população idosa no Brasil tem sido sistemático e consistente. Com a diminuição da fecundidade, a expectativa de vida vem aumentando a cada ano. Dados estimativos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do censo demográfico 2010 mostram o crescente número de pessoas acima de 60anos. O interesse em realizar uma pesquisa com os profissionais de enfermagem idosos atuantes na enfermagem surgiu por intermédio de queixas constantes desses profissionais quanto a problemas ergonômicos, pela constatação de poucos estudos científicos referentes ao tema em nosso país. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil dos profissionais de enfermagem idosos acima dos 60 anos e atuantes na profissão. A relevância deste trabalho está no fato de identificar os fatores que podem agravar a saúde desses indivíduos, verificar as regiões corporais mais acometidas pelos problemas ergonômicos e identificar os dados sociodemográficos desses profissionais. O estudo será de abordagem quantitativa, do tipo descritiva transversal. A pesquisa realizou-se em quatro hospitais filantrópicos do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, com profissionais de enfermagem com idade maior ou igual a 60 anos. Para coletar os dados foram utilizados três questionários elaborados pela pesquisadora com perguntas fechadas. O primeiro instrumento utilizado foi para analisar o perfil sócio demográfico desses profissionais; o segundo instrumento identifica quais os riscos ergonômicos a que esses profissionais estão expostos e o terceiro instrumento é validado denominado Questionário Nórdico, o qual avalia as queixas musculoesqueléticas desses profissionais. Participaram da pesquisa 20(vinte) profissionais de enfermagem, sendo 13 (treze) auxiliares de enfermagem, 6 (seis) técnicas e uma (1) enfermeira. Os resultados mostraram que todas as entrevistadas são do sexo feminino, que não receberam treinamento educativo sobre os riscos ergonômicos durante todos os anos atuantes na enfermagem e que um dos problemas crônicos de saúde mais comum desenvolvido por essas trabalhadoras é a hipertensão arterial. Contudo, conclui-se que os idosos continuam a exercer suas atividades primeiramente por gostar de atuar na enfermagem, mas também por necessidade, já que os rendimentos contribuem com o orçamento da renda familiar e apesar dos anos de atuação na enfermagem nunca receberam treinamento educativo sobre os riscos ergonômicos.

Palavras-chave: Doenças Profissionais. Ergonomia. Saúde do Trabalhador. Idoso.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Luis Marcelo Marcondes Pinto

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: Este trabalho propõe discutir a temática do empreendedorismo, tendo como premissa de
concepção de um Centro de Empreendedorismo Universitário, que visa fortalecer a formação
de competências de inovação, tecnologia e empreendedorismo para contribuir com o
desenvolvimento social e econômico, oportunizando aos acadêmicos o compartilhamento de
conhecimentos, a multiplicação de ações e a contribuição diretamente com desenvolvimento
local e regional. Estabelece-se neste momento a oportunidade de realizar a prototipagem de
Centro de Empreendedorismo Universitário, sendo o espaço voltado ao ensino e ao
aprimoramento do empreendedorismo com o uso de técnicas e ferramentas de modo a
viabilizar a criação de produtos e serviços, além de promover capacidades técnicas e
habilidades na aplicação dos saberes.

Palavras-chave: Centro de Empreendedorismo Universitário. Metodologia. Design –
Tecnologia e Inovação. Ensino Superior. Universidade.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Alexandre Cassinda Cambala

Orientadores: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro e Profa. Me. Bianca Martins Siqueira Domingos

Resumo:Em angola existem muitas mulhers com problemas de visão e muitas delas chegam à cegueira por falta de recursos para financiar óculos e em muitos casos para pagarem a consulta. Muitas delas se encontram vulneráveis, vivendo em pobreza extremas, com sustentos abaixo de 1 USD (dólar), essas mulheres trabalham por conta própria andando toda dia até ao pôr-do-sol com bacias sobre a cabeça, enfrentando abusos por parte dos fiscais e clientes, ainda enfrentam poeiras e sol ardente que prejudicam a sua visão. A armação por sua função social no atendimento das necessidades humanas, se considerados os indivíduos que dependem deste produto em sua condição de órtese. Este trabalho considera que, para o público-alvo feminino, o projeto do produto de armações demanda estudos e pesquisas para propor resoluções técnicas, formais e estéticas adequadas, mas, sobretudo para captar os aspectos perceptivos, subjetivos e emocionais, que despertem a afeição deste segmento social com o objeto.

Palavras-chave: Design Social, Tecnologias Sociais, Gênero, Prototipagem 3D, Armação, Angola.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Thomas Jeferson Nogueira dos Santos

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: Cada vez mais empresas e organizações têm se deparado com a necessidade de tomar decisões em espaços de tempo cada vez menores ao mesmo tempo em que há uma crescente quantidade de dados gerados em suas bases de sistemas. A coleta, armazenamento e processamento de dados, transformando em informação e conhecimento, necessários para a tomada de decisão, são fundamentais para a estabilidade e manutenção do negócio. Dentro deste cenário, no mercado de saúde suplementar no Brasil, o Sistema Unimed, formado por mais de trezentas cooperativas médicas operadoras de planos de saúde, identificou-se a importância do tratamento das informações trafegadas no Intercâmbio Nacional Unimed, uma vez que parte dos custos assistenciais são oriundos de atendimentos prestados e cobrados por este canal, tornando assim uma potencial fonte de instabilidade financeira para a Operadora. Recentemente, uma nova denominação tem sido usada para o tratamento de diversos tipos de dados, conhecida como Ciência de Dados (do Inglês, Data Science), ela vem permitindo que corporações possam ter o devido suporte nas tomadas de decisões por conhecimento dos dados tratados. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a aplicação do Data Science na coleta, armazenagem, tratamento e identificação de informações originadas no Sistema de Intercâmbio Nacional, sendo por meio de Faturas de Intercâmbio e Autorizações de Liberação, a fim de dar suporte nas tomadas de decisão por meio de conhecimento adquirido dos custos assistenciais gerados e identificados. Baseados neste contexto, os resultados da pesquisa demonstraram que é possível identificar, previamente, possíveis custos assistências por meio da relação entre Faturas de Intercâmbio e Autorizações de Liberação. Comparando os valores cobrados dos itens recebidos nas Faturas de Intercâmbio com os itens autorizados nas Autorizações de Liberação, constatou-se, que os valores máximos relacionados estavam próximos, podendo-se afirmar que foi possível identificar um padrão de custo previamente anterior a cobrança.

Palavras-chave: Cooperativa de Trabalho, Operadoras de Planos de Saúde, Intercâmbio, Data Science, Ergonomia Cognitiva.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Luiz dos Santos Figueira

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sergio de Sena

Resumo: O trabalho buscou realizar um levantamento sobre o descarte incorreto de medicamentos usados. A proposta do estudo partiu da elaboração de um folder informativo sobre o descarte correto dos medicamentos. No Brasil, não se usa a legislação específica para o descarte de medicamentos, causando um acúmulo de medicamentos nas residências. Com a grande demanda da indústria farmacêutica, o consumo se tornou mais preocupante, pois traz váriadas consequências quanto ao descarte incorreto, como contaminação do solo e das águas, além das intoxicações medicamentosas. Dessa forma, o trabalho apresenta o descarte inorreto de medicamentos e propõe a criação de um documento informativo sobre os procedimentos corretos de descarte de medicamentos. Como metodologia foram abordados pesquisas e estudos indexados nos bancos de dados da Scielo, Pubmed, Google Academico. Foi um estudo de campo de aspecto quantitativo analítico, a coleta de dados foi realizada em sites, empresas fabricantes de medicamentos e na pesquisa junto a farmacias, drogarias e em postos de saude regionais, quanto a coleta e dercarte de medicamentos. Como resultados e discussão foram obtidos dados que evidenciam a falta de documentos informativos, acessíveis ao usuário, sobre o procedimento correto de descarte de medicamentos, em muitos casos por falta da empresas ou postos de saude não aceitarem a devolução de medicamentos adquiridos por pacientes. Como conclusão do trabalho tem-se que o hábito inadequado da população quanto ao descarte de medicamentos, vencido ou não, ocasionam um aumento relevante dos riscos à saúde, é uma preocupação para as autoridades, que identificaram a presença de fármacos no solo e nas águas, por conta de a excreção de metabolitos não serem eliminados ao longo do tratamento de esgotos. A proposta do documento foi a indicação de elementos que devem compor uma arte que dialogue com os usuários, distribuidores e produtores de fármacos.

Palavras-chave: Desuso; Descarte incorreto; Fármacia caseira; Folder.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Igor Alexandre Fioravante

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: A embalagem é parte indispensável para a proteção e conservação dos produtos, utilizando materiais estruturais de alta resistência mecânica e à corrosão, ademais, trata-se de um elemento fundamental para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. O design de produtos para o desenvolvimento de embalagem evoluiu significativamente nas últimas décadas, colaborando para um mercado cada vez mais exigente, em que seus diferentes aspectos a tornam um fator importante na preservação de produtos e garantia da qualidade. O objetivo deste trabalho incide em projetar embalagens industriais, tipo “Racks” metálicos para componentes e conjuntos automotivos, que contribuam com a redução efetiva dos custos de armazenamento e transporte, potencializando a diminuição dos tempos e movimentos nos processos e também dos passivos ambientais. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho constituiu-se em uma investigação bibliográfica, exploratória e por meio de um estudo de caso em uma empresa do setor automobilístico do Vale do Paraíba Paulista. As etapas consistiram no diagnóstico da situação problema para a confecção do “Rack”: embalagens padronizadas/taxa de ocupação, manuseio/tempos e movimentos, aspectos ergonômicos, passivo ambiental e análise do material/processo de construção. Foi analisada por microscopia óptica e eletrônica de varredura, a união da estrutura pelo processo de soldagem, verificando-se a ocorrência de falhas devido à baixa difusibilidade na interface da zona termicamente afetada com a zona fundida, além de uma alta variabilidade de dureza na junta soldada, constatada no ensaio de microdureza. E com o desenvolvimento do projeto, obteve-se ganhos significativos para a empresa, obtidos por intermédio do restringimento de 82% da área de armazenagem, redução de 89% dos tempos e movimentos envolvidos na atividade de embalagem, diminuição de 65% dos custos logísticos ligados ao transporte, além da eliminação de 100% dos passivos ambientais com embalagens primárias e secundárias e um aumento da taxa de ocupação da embalagem na ordem de 86%.

Palavras-chave: Design e Seleção de Materiais. “Racks” Metálicos. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Gestão da Produção e Operações.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Maria Julia Balerini

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: A região do Vale do Paraíba Paulista compreendida entre os municípios de Guaratinguetá e Queluz conta com um Centro Especializado em Reabilitação (CER III), localizado em Lorena-SP. O município tem 82.537 (CENSO/2010) habitantes, dos quais cerca de 20 mil são portadores de alguma deficiência, seja visual, auditiva, motora ou intelectual. O objetivo da pesquisa foi identificar os tipos problemas que afligem os munícipes, fazendo-os a deixarem de comparecer as consultas agendadas. Como método, adotou-se o estudo de caso, uma vez que o mesmo é
uma estratégia de pesquisa que analisa um fenômeno real, considerando o contexto em que está inseridos e possíveis variáveis que o influenciaram. A pesquisa estruturou-se em etapas, conforme os protocolos do estudo de casos, partindo de
análise de conceitos relevantes à acessibilidade, no atendimento público de pessoas com necessidades especiais básicas, alicerçados em pesquisa referencial, bem como de dados dos arquivos do CER III. Durante o estudo de caso identificou-se
diferentes problemas relacionados ao atendimento, seja por falta de conhecimento da informação atinente ao transporte disponibilizado pelo sistema público de saúde, ou pela distância do CER III em relação aos núcleos populacionais mais distantes.
Como resultado, pode-se afirmar que 30% dos pacientes não compareciam as consultas pela distância entre seu bairro e o CER III. Também foi identificado que os munícipes desconhecem o serviço de transporte oferecido pela prefeitura municipal elaborado especialmente para atender os usuários do CER III. As ausências
percebidas contribuem para que o número de consultas seja inferior ao número de agendamentos, gerando prejuízos de toda ordem, assim como a ociosidade do próprio sistema de transporte específico. Também foram identificadas reclamações quanto ao serviço de transporte oferecido pela prefeitura, especialmente quanto a condução do veículo. Como resultado, a pesquisa direcionou suas sugestões para o principal problema que é a redução das agendas não realizadas, para isso, propôs que se utilizasse a tecnologia e a inteligência artificial empregada nos Chatbots, promovendo a integração entre o atendimento e a mobilidade de maneira mais eficiente pelos profissionais e mais eficaz aos pacientes. Vale ressaltar que outras melhorias poderão ser implementadas a partir da obtenção de outras informações
dos pacientes e usuários dos CER III.

Palavras-chave: Acessibilidade; Atendimento; Serviço Público em Saúde; Chatbot.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Cristiano Augusto Cunha Silva

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: O uso de energia elétrica é grande responsável pelo desenvolvimento humanotecnológico, no entanto há a necessidade de suprir esta demanda energética se utilizando de opções que proporcionem menores intervenções ambientais e sociais. O uso da energia eólica proporciona uma maior capacidade de geração elétrica em comparação à energia fotovoltaica, possuindo menor impacto ambiental dentre as chamadas energias renováveis. A presente proposta tem por finalidade adequar estética e funcionalmente uma turbina eólica para aplicação em centros urbanos, de modo a suprir a demanda energética residencial. O método utilizado consta do design de produto centrado no usuário; análise de similares; levantamento de fluxos de vento nas cidades de Cruzeiro/SP e São Sebastião/SP; processos de virtualização via CAD; criação de mockups e elementos finitos para análise de tensão. Construiu-se uma pesquisa bibliográfica em periódicos nacionais em busca de informações sobre o nicho de mercado no Brasil e a utilização de técnicas de desenvolvimento de produto e ecodesign. O resultado final demonstrou que com a
utilização de técnicas de design é possível desenvolver um aerogerador que atenda aos anseios dos usuários e capaz de suportar ventos de 40m/s. Assim, abrindo possibilidades na busca pelo desenvolvimento de um aerogerador de pequeno porte, com relevância para o desenvolvimento tecnológico nacional.

Palavras-chave: aerogerador; projeto de produto; energia eólica; ecodesign.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Anderson Henrique Solcia

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2013, destaca que 39 milhões de pessoas no mundo são cegas e outras 246 milhões têm baixa visão. Segundo o IBGE de 2010, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual (DV). No ensino superior, com cerca de 13 mil deficientes visuais, simboliza somente 0,15% dos 8,2 milhões de universitários, segundo o Censo da Educação Superior – MEC/INEP 2017. Diante deste cenário, é necessário preparar as Instituições de Ensino Superior (IES) para receber e incluir esse público. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um manual de acessibilidade espacial no Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, baseado nos conceitos de design universal, centrado no usuário com deficiência visual (DV), sobretudo com orientação para o desenvolvimento e aplicação do piso tátil em diferentes materiais industriais em ambientes cotidianos na universidade. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com a finalidade exploratória e algumas etapas do Método de Análise no Ambiente Construído – MEAC, tendo como referencial comparativo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050:2015, NBR 16537:2016, NBR ISO/CIE 8995-1:2013 e Manual de Acessibilidade Espacial para Escola (Ministério da Educação e Secretaria de Educação Especial). Desenvolveu-se as seguintes etapas: estudo visual (análise da planta predial, mapa de calor com maior concentração dos estudantes), estudo fotográfico (mapeamento dos locais com medidas dos pontos estratégicos e registros fotográficos), estudo da intensidade de luz (medição dos valores da intensidade de iluminância em lux com o equipamento luxímetro) e assim o manual foi desenvolvido com o auxílio dos softwares AutoCAD para modelagem tridimensional e no Autodesk 3DS Max 2016. Os resultados apresentam o desenvolvimento do manual com propostas de layout nos 13 pontos definidos e percebeu-se que é necessária a implantação de novos projetos com rota acessível para adesão à classe de universidade inclusiva no Vale do Paraíba paulista.

Palavras-chave: Design Universal; Manual de Acessibilidade Espacial; Piso Tátil; Projeto de Produto; Tecnologias Sociais.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Simone Aparecida de Souza Silva

Orientador: Prof.ª Drª Claudia Lysia de Oliveira Araujo,

Resumo:Administrar medicamentos por vias intramusculares é uma prática diária bastante comum dos profissionais de enfermagem. A região ventroglútea é a mais vantajosa, pelas características anatômicas, e a indicada como primeira opção para administração de soluções intramusculares pela literatura e por vários estudiosos do tema. O objetivo deste trabalho é desenvolver materiais instrucionais para o aprendizado do estudante de enfermagem sobre a técnica intramuscular ventroglútea. Neste sentido realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de identificar evidências acerca da freqüência de uso e das dificuldades que os profissionais de enfermagem enfrentam perante a administração de medicação intramuscular ventroglútea. Na fase de análise dos dados, da revisão integrativa da literatura, dos oito artigos estudados, seis (75%) mostraram que os profissionais de enfermagem encontraram dificuldades por desconhecimento da técnica e por não conseguirem identificar as estruturas anatômicas presentes na região ventroglútea. Dos oitos artigos (100%) apontaram que a região ventroglútea é a menos utilizada. Posteriormente foram criados um cartaz, um flyer e um material de bolso, contemplando a ilustração do método Geométrico de Meneses e Marques. As organizações das peças gráficas receberam conteúdos provenientes dos preceitos da Taxonomia de Bloom e do Design Thinking. Por fim, as peças gráficas reuniram de maneira diagramática, informações da técnica intramuscular ventroglútea auxiliando o estudante neste procedimento e garantindo a segurança da aplicação da injeção no sitio ventroglúteo, com intuito de que esta pratica seja inserida na rotina desses futuros profissionais.

Palavras-chave: Enfermagem; Injeção Intramuscular; Ventroglútea; Segurança do paciente; Taxonomia de Bloom; Tecnologia Educacional.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Pedro Otávio Tiburcio Repinaldo

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: A proposta deste projeto, desenvolvido no PPG-DTI do Unifatea, voltada à linha de pesquisa de Inovação e Empreendedorismo, busca integrar uma experiência profissional de gestão acadêmica, agregada aos aspectos metodológicos do design para o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Integrado Universitário com foco na experiência dos usuários. O objetivo da pesquisa é identificar as necessidades e desenvolver processos e interfaces necessárias para gerar boas experiências de usabilidade no produto proposto por este projeto. Autores como Brown (2010), Gibbons (2016), Laudon e Laudon (2014), Lowdermilk (2013), Nielsen (1995), Rohrer (2014) e Teixeira (2014) contribuem com o referencial teórico e percurso metodológico do trabalho. Ao final, a aplicação das metodologias e ferramentas do design thinking pode contribuir para o desenvolvimento de boas experiências dos usuários no sistema testado e implementado em uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Lorena, São Paulo.

Palavras-chave: Sistema Integrado. Usabilidade. Experiência do usuário. Design.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Veridiane Ferreira Guedes

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Resumo:

Esta pesquisa visa como objetivo geral elaborar a documentação legal necessária ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) no Centro Universitário Teresa D’ávila – UNIFATEA – Lorena/SP, segundo a Lei da Inovação. Núcleo voltado à comunidade acadêmica, bem como à comunidade externa, que buscam criação, inovação, proteção e transferência da tecnologia. Mais especificamente, buscou-se desenvolver as Resoluções para a criação da Política Institucional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no âmbito do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA e a resolução para regulamentação quanto à Criação e às Normas de Funcionamento do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT – do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA. A pesquisa revelou a necessidade da implantação do NIT UNIFATEA, visto ao cumprimento da determinação da Lei da Inovação, assim como, possibilitar o acessoramento aos docentes, discentes e comunidade externa, podendo este ser um fator de inovação e grande diferencial para o UNIFATEA. O Design Thinking embasou todo o processo para que o trabalho criado fosse adequado à realidade e necessidade dos usuários, pois estes devem ser colocados sempre em primeiro lugar. Os resultados desta pesquisa culminou no desenvolvimento dos aspectos legais (resoluções) que regem o NIT UNIFATEA e, contribuem com o campo do Design, Inovação e Tecnologia, pois viabilizaram a implantação e funcionamento do NIT UNIFATEA, e este poderá atender a todos os interessados em proteger as suas criações/Propriedades Intelectuais.

Palavras-chave: Resoluções. NIT. Propriedade Intelectual. Design Thinking.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Marcílio Antunes Leite Filho

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: Os pallets de madeira são os recursos mais usados no armazenamento de ferramentais no setor de prensados, em que são modelados os componentes para a indústria automotiva. O uso de pallets de madeira para esse fim ficou ultrapassado no decorrer dos anos, e com isso, viu-se a necessidade do desenvolvimento de Racks metálicos, em especial em aço carbono e alternativas no projeto de produto. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um Rack metálico em aço carbono SAE 1020 para o armazenamento do conjunto de ferramentais de corte, furação, dobramento. A empresa colaboradora é fabricante de componentes automotivos de ônibus, caminhões e picapes, está situada no município de Cruzeiro, São Paulo e Sub- Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte 4. A metodologia usada na execução deste projeto foi a caracterização microestrutural dos materiais (SAE 1020) pelas técnicas de metalografia, dureza, modelagem e simulação mecânica, desenvolvimento do design do Rack metálico pelo detalhamento técnico em 2D via AutoCad® para o protótipo, ora em 3D por meio de modelagem virtual Cliever Lab (Pro)® com finalidade de criar o Mock-up. Na gestão da produção e operações foi analisado o tempo médio de movimentação das empilhadeiras utilizando o cronometro no processo atual logístico no conjunto empilhadeira, ponte rolante, ferramental e pallet. O resultado obtido até o momento por meio do desenvolvimento do Rack metálico foi à redução do passivo ambiental, maior segurança no armazenamento e redução no tempo de movimentação dos ferramentais. Na viabilidade econômica a empresa parceira terá uma redução de R$ 1.560.000,00 em um período de 15 anos.

Palavras-chave: Design de Rack, Design e Seleção de Materiais, Projeto de produto, Prototipagem 3D.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Vera Lucia de Faveri Fernandes

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes
Alvareli

Resumo:A Educação tem passado por grandes transformações e a Educação a Distância (EAD) está contribuindo de forma efetiva neste processo de inovação educacional. O professor de detentor do saber passa a ser mediador, facilitador e incentivador da aprendizagem, e o aluno o protagonista da construção de sua aprendizagem. No Ensino Superior, a EAD torna-se a modalidade pela qual muitos indivíduos têm a oportunidade de uma formação acadêmico-profissional em que a aprendizagem acontece entre pessoas e instituições geograficamente distantes, não se limitando a espaços escolares, o que é um facilitador, mas que pode se tornar um entrave se as duas formas de interação (síncrona e assíncrona) com os estudantes não forem exploradas de maneira adequada. Esta pesquisa apresenta a contribuição do Design de interação a fim de refletir sobre as necessidades dos estudantes em relação ao ambiente virtual e a função do professor-tutor, pressupondo a humanização no atendimento na tutoria, propiciando condições para que o ensino aprendizagem aconteça de maneira prazeroso e real. Nesse movimento pedagógico, o professor-tutor está presente, participa e interage por meio do ambiente virtual de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é investigar o impacto do acompanhamento e do feedback do professor-tutor para o desenvolvimento e continuação dos estudos dos alunos estudantes que fazem a opção por um curso a distância no Ensino Superior. A metodologia utilizada no trabalho está dividida em pesquisa bibliográfica e de campo. Os dados analisados mostraram que a tutoria em EAD bem desenvolvida auxilia na adaptação do estudante, que sai do lugar de passividade para a proatividade, tornando-se cada vez mais autônomo e sujeito de sua aprendizagem.

Palavras-chave: Educação a Distância; Design de Interação; Tutoria; Tecnologias.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Rita de Cássia Albino

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: A má utilização da comunicação pode atrapalhar severamente a exposição de uma marca ou projeto. Esta deficiência no fornecimento de informações pode gerar falhas no conjunto de fatores que atuam no ajuste das habilidades e limitações humanas de entendimento (FILHO, 2014). O signo é capaz de fazer a ponte que liga algo ausente a um intérprete presente, de maneira que torna capaz a construção de um sentido para determinado símbolo que pode ser determinante no processo de tomada de decisão de um indivíduo (NIEMEYER, 2013). O presente trabalho pretendeu contribuir com este processo realizando a investigação do modo como o usuário interage com a simbologia contida em etiquetas têxteis de peças de roupas tornando-a algo palpável e fornecedora de informações que o leve a tomada decisões. Usando o design e a ergonomia cognitiva, busca-se alinhar as informações sobre as simbologias têxteis fornecidas pelos órgãos competentes, gerando assim uma melhor comunicação e eficiência dos projetos associados a esses órgãos dentro do campo têxtil. Para isso, fez-se uso dos conceitos e instrumentos do Design Thinking realizando-se uma pesquisa qualitativa por meio de questionários aplicados para consumidores de peças de vestuário. Buscou-se assim evidenciar o grau de conhecimento da simbologia têxtil presente em etiquetas das peças de roupas e testes de limpeza nas mesmas para identificar até onde o grau de conhecimento da simbologia atual fornecida pelo órgão regulatório, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), capacita o usuário em seu poder de decisão desde adquirir uma peça de roupa, do modo de realizar a sua limpeza e, ainda na geração de um processo sustentável nesta relação produto-consumidor. Adicionalmente, com a intenção de facilitar a compreensão e manuseio da simbologia têxtil utilizada em etiquetas de peças de roupas, a forma de fornecimento dessas informações pelas empresas do ramo têxtil e a fiscalização dessas informações pelo INMETRO, o presente trabalho apresenta o protótipo de um aplicativo, construído de modo colaborativo com seus usuários.

Palavras-chave: Design, Ergonomia Cognitiva, Etiquetagem Têxtil, Sustentabilidade.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Sônia Maria Gonçalves Siqueira

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Esta dissertação resulta do estudo da interrelação entre Design e História Cultural, no século XVIII, por meio do inventário e análise iconográfica de objetos relacionados ao consumo do café e chá como xícaras, pires, bules, chaleiras, açucareiros e colheres, para os nobres, e cerâmica, para as demais classes sociais. A criação de tais artefatos por designers do período em questão, muito contribuíram para as transformações nas práticas culturais.

Palavras-chave: Design-Século XVIII; História Cultural; Iconografia; Chá; Café.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Lucas Antonio da Costa Ribeiro

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Resumo:Com a expansão das pequenas empresas, o pagamento, que era em dinheiro vivo, precisou de uma democratização nos seus meios de pagamentos com a maquininha de cartão. O objetivo deste trabalho foi aplicar a metodologia do Design thinking na melhoria dos serviços das administradoras de máquinas de cartão. O desafio do design se refere em inovar nos métodos de venda da máquina de cartão da empresa C, de tal forma que volte a dominar o mercado financeiro. Inovar nas atitudes, nos métodos daqueles construídos ao longo do tempo, que se tornaram obsoletos diante das novas máquinas com produtos e processos de negócios com abordagens robustas. Os cartões de crédito em sua maioria são emitidos por Bancos ou por administradoras associadas a eles, que criaram suas empresas próprias de cartões. A inovação é um mecanismo fundamental na adaptação, renovação e sustentabilidade das organizações. O Design thinking pode ser aplicado em diferentes contextos, como educação, setor público e empresas; neste trabalho ele será aplicado em forma de pesquisa de campo direta para entender melhor as demandas dos comerciantes que adquirem e utilizam a maquina de cartão, identificar seus desejos, necessidades e não conformidades das maquinas utilizadas. Para atingir o objetivo geral foi preciso desenvolver um questionário baseado nos dados coletados em diversas fontes indiretas de pesquisas, utilizando todo o conhecimento adquirido através do estudo do Design thinking. No estudo realizado, conclui-se que a empresa C só terá uma sobrevida se for capaz de advir a mudanças, embasadas na inovação e diferenciação. O estudo contribui de modo significativo para um passo a mais de instigar e ajudar a construir entendimentos sobre os procedimentos e técnicas do Design thinking nas instituições financeiras.

Palavras-chave: Máquina de cartão, Design thinking, Inovação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: André Cristiano do Nascimento

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Coorientadora: Profa. Dra. Simone Pereira Taguchi Borges

Resumo: Com a intensificação da industrialização e urbanização das últimas décadas, é crescente a necessidade de recursos naturais para suprir a demanda da sociedade, e na mesma proporção a preocupação ambiental do esgotamento desses recursos mobiliza o pensamento em torno do desenvolvimento sustentável e gerenciamento de resíduos. Neste trabalho de pesquisa buscou-se desenvolver uma alternativa técnica, para incorporar fibras de material reciclado na fabricação do concreto, a fim de obter um material compósito para ser utilizados em peças de concreto para pavimentação de áreas com tráfego leve. O design moderno deve propor a criação de produtos que diminuam a pressão sobre o meio ambiente, em toda sua cadeia produtiva, a adoção de reaproveitamento e reciclagem de materiais no projeto de produtos proporcionando benefícios ambientais e sociais consolidados. O material empregado neste estudo foi o plástico polipropileno (PP) proveniente de copos descartáveis pós consumo. A metodologia abrangeu a coleta do polímero e processamento para obtenção de partículas laminadas (flakes) com tamanho de até 6 mm que facilitassem a adição ao concreto na mistura inicial. Para obtenção da resistência característica das peças de concreto, a traço foi formulado e testado de forma empírica dentro dos padrões normativos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A produção de peças de concreto para pavimentação utilizou moldes metálicos de padrão comercial para bloquetes de medidas 200 x 100 x 60 mm, confeccionados no próprio canteiro de obras. O traço na proporção 1:2:2, de cimento, pó de pedra e brita 0, com adição de 1% de PP em relação ao peso do concreto, apresentou resultado satisfatório no ensaio de compressão, atingindo a resistência mínima de 35 MPa. É uma alternativa sustentável para redução de resíduos, vindo ao encontro das melhores práticas ambientais e legislação vigentes no Brasil.

Palavras-chave: Polímero; Ecodesign; Sustentabilidade; Concreto Ecológico.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Ulisses Shinji Fucuda

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: O presente trabalho visa analisar a percepção e o conhecimento das indústrias da região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Litoral Norte na Sub-região 3, com relação à aplicação do DESIGN e suas vantagens estratégicas e táticas para o desenvolvimento de novos negócios. O objeto de pesquisa foram as indústrias de transformação de grande porte. Esse estudo utiliza como metodologia a pesquisa exploratória que visa atender aos objetivos e as estratégias de pesquisa bibliográfica que suportam a revisão do tema e pesquisa de campo nas indústrias da Sub-Região 3, consistindo nas seguintes etapas: Referencial Teórico em fluxos contínuos de investigação, delimitação da área de pesquisa e a seleção das indústrias da região metropolitana do Vale do Paraíba e do litoral norte na Sub-Região 3, contatos com os empresários e/ou responsáveis pelas decisões estratégicas das indústrias, elaboração do questionário aplicado a prospecção, inserção e expansão de novos negócios utilizando o Design como ferramenta estratégica. A realização foi através de questionário on-line, cujos resultados indicam para o baixo nível de conhecimento do DESIGN e como atividade separada, não sinérgica e com pouca aplicabilidade nas atividades industriais locais. Os resultados apontam que o comércio e os serviços são os maiores geradores de PIB na RMVPLN – Sub-Região 3. Através dos dados coletados, apresentar as empresas uma visão mais abrangente dos termos design e inovação e a possibilidade de incremento nos resultados.

Palavras-chave: Design Estratégico; Indústrias; Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte; Design e Inovação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Jonas Henrique da Silva

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Co-orientador: Prof. Dr. Eduardo Ferro dos Santos

Resumo: A digitalização dos processos de produção é um importante fator ao consideramos o cenário de desenvolvimento da manufatura avançada. Para que as empresas iniciem esse desenvolvimento seus processos precisam estar digitalizados, e essa é uma demanda crescente. Nesse sentido, esse trabalho visa a análise da digitalização da atividade de medida de tempos em processos industriais, que também é conhecida por Estudo de Tempos ou por Cronoanálise. Assim, o propósito foi analisar o uso de tecnologias de vídeos como suporte para as pessoas que são responsáveis por realizar as medidas de tempo nas atividades industriais. Essa análise teve como finalidade a indústria automotiva, em aplicação à uma empresa fabricante de componentes estruturais de veículos automotivos. O método de Design Science Research (DSR) foi aplicado para identificar o processo mais crítico da empresa, e nessa atividade realizar as medidas de tempo utilizando um software de leitura de vídeo chamado Quick Time Player® da empresa Apple®, com proposta de analisar os micros movimentos automáticos da máquina, auxiliando na identificação de movimentos que poderiam ser eliminados ou terem os tempos reduzidos, gerando consequente redução do tempo de ciclo e aumento da capacidade de produção. Por fim, identificou-se que houve benefícios no modo proposto ao comparar a análises das medidas de tempos com o uso do software e os métodos usuais da empresa, resultando em maior precisão de cronoanálise e a satisfação dos usuários com o novo método.

Palavras-chave: Cronoanálise digital. Inovação. Gestão da Produção Aplicada.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Miriam Lúcia Dias Macedo Rodrigues Alves

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: Este estudo propõe o uso da ferramenta Agenda Online Compartilhada, de licença gratuita da Google, com o intuito de otimizar a comunicação interna entre os diversos setores de uma instituição de ensino superior, localizada na cidade de Lorena – SP. Para tanto, contextualizou-se a importância de uma comunicação eficaz e da inserção das novas tecnologias aplicadas na comunicação interna, destacando como o Design tem potencial para contribuir com esse segmento. O desenvolvimento da pesquisa seu deu pela utilização da metodologia Design Thinking como norteadora de todo o processo observado. Essa abordagem baseia-se na proposição de solução para resolver problemas, provendo soluções inovadoras, por meio das etapas de imersão, ideação e prototipagem. A investigação se deu por meio da imersão, a fim de identificar as principais dificuldades enfrentadas, as possíveis soluções e na fase de prototipagem, a avaliação dos resultados obtidos por meio da plataforma colaborativa. Os resultados do estudo evidenciaram que a plataforma tecnológica agenda online gratuita da Google é um recurso que possibilita a integração dos setores, bem como traz uma maior qualidade de trabalho aos usuários. A pesquisa demonstrou, mesmo que de forma preliminar, resultados de interação e melhoria significativa no fluxo de comunicação interna.

Palavras-chave: Comunicação Interna, Tecnologia, Agenda Online, Design Thinking.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Jonhson de Tarso Silva

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo:Na sociedade contemporânea, a utilização de métodos modernos de ensino se apresenta como uma eficaz ferramenta de disseminação do conhecimento. As chamadas TIC´s – Tecnologia de Informação e Comunicação, aliadas aos estudos sobre formas de aprendizagem, ferramentas de ensino e teoremas sobre design instrucional oferecem em vários cenários promissores quanto a formulação de propostas pedagógicas. Este trabalho, busca com base nessas premissas supramencionadas, entender a seguinte questão: Em que medida um modelo de aula com base no Design Instrucional pode melhorar o desenvolvimento do processo de aprendizagem no ensino técnico? Compreendendo o ensino técnico no Brasil, como sendo uma alternativa de formação que promove a rápida inserção no mercado, procura-se entender o contexto de historicidade que o circunda, ao mesmo tempo, resgata-se os domínios apresentados pelos teóricos pedagógicos que nos apresentam os postulados acerca de tipos de inteligências, formas de aprendizagem e a estruturação de atividades pedagógicas. A partir da revisão bibliográfica serão analisados os planos de curso de componentes curriculares oriundos do curso de desenvolvimento de sistemas de uma escola técnica. Como forma de coleta de dados, propõe-se um ciclo de entrevistas com os professores das disciplinas técnicas para compreensão dos processos criativos quanto a preparação das aulas que serão apresentadas aos alunos. Apoiando-se nesses pilares, apresenta-se ao final da produção, uma forma prática de se “mapear” esses ditames, com um documento condutor de itinerário formativo, que tem como função apoiar o professor no desenvolvimento das aulas, elencando peculiaridades que podem ser importantes nesse processo. Contextualizando o trabalho num cenário mais atual, essas reflexões se fazem alinhadas com os acontecimentos da sociedade, pois inclusive permitem dar continuidade aos estudos face à pandemia do Novo Corona Vírus – COVID19, que se abateu sobre a sociedade, desmobilizando todas as interações entre as pessoas, limitando a ação do estado e das instituições, exigindo afastamento e isolamento social, inclua-se nesse cenário as instituições de ensino de todos os graus, que impedidas de promover aulas presenciais com os alunos, foram acorridos por TIC´s que se permitiram a continuidade dos trabalhos e a propositura de novas formas de ensino apoiadas em recursos tecnológicos.

Palavras-chave: Itinerário Formativo, Aula Técnica, Ensino e Aprendizagem, Design Instrucional.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Thalita de Moura Sampaio

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Resumo: Diante do déficit habitacional no Brasil o governo federal tem buscado investir em
programas de moradias com o intuito de amenizar essa problematização brasileira.
Porém, o sistema convencional em alvenaria empregado para a construção dessas
casas é considerado de baixa produtividade e com alta índice de falhas no processo.
Sabendo disso, o setor da construção civil tem buscado novos métodos construtivos
e práticas para gerar economia e agilidade na execução. O método daestrutura em
aço leve vem se destacando no mercado, por se mostrar rápido e eficiente, podendo
ser uma alternativa, uma vez que esse sistema é racionalizado e industrializado. A
pesquisa consiste em um comparativo orçamentário entre os dois sistemas a fim de
avaliar qual é mais viável na construção de casas populares. Para isso foi escolhido
uma planta tipo padrão popular executada na cidade de Lorena- SP. 

Palavras-chave: Habitação popular, design social, gestão de projeto, projeto de
produto.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Pablo Joevalner Bastos da Silva

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: Desenvolver uma hipótese, prototipar e testar uma ideia com rapidez utilizando pouco orçamento e trabalho colaborativo de um grupo pequeno com prazo reduzido. Essas são as premissas básicas da metodologia do Design Sprint, criada com o intuito de desenvolver soluções de Design em curtos períodos de tempo para os mais diversos tipos de desafios. Nesse sentido, o projeto se propõe a desenvolver um aplicativo móvel que auxilie estudantes e professores na jornada de ensino-aprendizagem de Paleontologia baseando-se nas premissas do Design Sprint. Ao fim do processo de desenvolvimento, foi produzido um protótipo para teste de usabilidade de modo a validar o conceito elaborado. O teste de usabilidade revelou que o produto mostra-se promissor, entretanto foram detectadas debilidades na interface que necessitam correções e a realização de novos experimentos. A partir dos resultados fornecidos pelos doze avaliadores que participaram do teste, a totalidade dos participantes afirmou ter realizado todas as tarefas propostas pelo teste e considerou a interface de fácil navegação. Entretanto, 41% dos usuários relataram o surgimento de alguma dificuldade para acessar algumas das páginas do protótipo, sinal de que alguns elementos da interface não estavam claros o suficiente.

Palavras-chave: Tecnologia educacional. Mobilidade digital. Ambiente virtual. Design de interfaces.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Vanessa Inês Grilo de Castro

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: A necessidade do tratamento de normalização em fundidos de aço é amplamente conhecida, no entanto não se encontraram métodos ou justificativas técnicas que expliquem a adoção do referido valor utilizado atualmente. O tempo de permanência no patamar de tratamento térmico tradicionalmente é em função da espessura da peça, usualmente considerado 1 hora por polegada. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método de forma inovadora para redução do ciclo de Normalização em peças fundidas em aço carbono. Pesquisar em normas internacionais as práticas adotadas para tempos de normalização, aplicar na prática os tempos e métodos pesquisados adequando-os à realidade do negócio em questão e analisar se os resultados obtidos atendem os níveis de qualidade exigidos pelos clientes e normas vigentes. A metodologia utilizada para a execução deste trabalho constitui-se de uma investigação bibliográfica, exploratória e por meio de um estudo de caso em uma empresa do setor ferroviário da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, cujo processo constituiu de uma avaliação do ciclo de normalização adotado, realizada por meio da montagem de termopares nas regiões mais espessas das peças, de modo a fornecer informações precisas a respeito das transformações de fases, bem como o momento em que as temperaturas críticas para controle do processo são atingidas, revelando as possíveis oportunidades e restrições. Como resultado obteve-se reduções de 42% no tempo de ciclo dos fundidos acompanhados, sem perda de quaisquer parâmetros de qualidade, comprovados através de ensaios, análises gráficas, análises das micrografias. Portanto, estabeleceu-se um método de avaliação para acompanhamento de modo que este projeto pode ser replicado a outros produtos.

Palavras-chave: Projeto de Produto, Layout, Normalização, Aço Carbono, Fundição, Industria Ferroviária.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Roney César Cardoso

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: A origem da dissertação de mestrado ocorreu em conjunto com o LAPED –
Laboratório de Pesquisas em Educação, Tecnologia e Design no UNIFATEA –
Centro Universitário Teresa D‟Ávila, visando um trabalho multidisciplinar, com a
preocupação de criar algo novo para o ensino do Método das Partidas Dobradas
(MPD), com uma perspectiva para aprimorar a postura docente, incentivando o
aluno no processo de memorização e internalização do método contábil, pois ao
analisar as práticas pedagógicas que são utilizadas nos cursos de Ciências
Contábeis por meio do método tradicional, onde o sujeito ativo no processo de
ensino-aprendizagem é o professor que repassa, normalmente por meio de aula
teórica, seu conhecimento aos alunos, evidencia-se a necessidade de se
transformar as práticas e concepções de um modelo educativo que consolidou a
memorização, tornando o aluno passivo e que não contribui para formar um
profissional que seja crítico e criativo. Sendo assim, na perspectiva de melhorias
para o ensino, bem como para o exercício da profissão, que essa pesquisa possui
um caráter inovador, na medida em que procura desenvolver o protótipo de um jogo
que possibilite uma nova forma de aprendizagem para o Método das Partidas
Dobradas. 

Palavras-chave: Contabilidade. Design Thinking. Método de Partidas Dobradas.
Jogos Digitais.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Valdir Francisco Junior Silva

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo:O setor bancário desempenha um importante papel na economia, mobiliza, aloca e investe recursos financeiros, visando à oferta de produtos e serviços bancários que atendem, de modo geral, as demandas da sociedade. O setor bancário brasileiro tem passado por transformações, acompanhado por mudanças políticas e econômicas. Os bancos padronizam seus produtos e serviços de modo a adaptá-lo a diferente segmento de cliente. A busca por diferenciação dos produtos e serviços bancários é estimulada pela elevada concorrência no setor. Obstante, a expansão das tecnologias de informação e comunicação e sua ampla disseminação de uso pelas pessoas têm gerado mudanças no modelo oferta de produtos e serviços bancários. Embora prevaleça a forma de negócio tradicional, os bancos vêm investindo em novas tecnologias tanto para redução de custos quanto para atendimento das mudanças de comportamento dos clientes, os quais passaram a utilizar os recursos tecnológicos em tablets, smartphones e computadores conectados à internet. Logo, os bancos estão redesenhando os seus produtos e serviços para atender a um novo perfil de público, sensível ao uso das tecnologias digitais, mesclando a forma tradicional com o digital. Diante das novas tecnologias, os bancos tradicionais enfrentam a concorrência com o surgimento de novos modelos dos bancos, os digitais, agilizando diversos serviços sem a necessidade do cliente comparecer à uma agência bancária. Ainda assim, o Banco Central registra diversas reclamações de clientes de bancos tradicionais, apontando insatisfações, tais como: oferta de produtos e serviços inadequados ao perfil do cliente, tarifas e cobranças não contratados, transparência nas informações, problemas com terminais eletrônicos, internet indisponível e problemas com aplicativos. Esses dados são corroborados pela pesquisa mundial realizada pela Ernst & Young que aponta dentre outros fatores de insatisfação, a resolução de problemas e gerenciamento de reclamações e produtos e serviços padronizados. Logo, a satisfação dos clientes é vista como um antecedente ligado à fidelização. Com isso,
a participação efetiva do público interno no entendimento dos problemas e necessidades dos clientes torna-se uma oportunidade de bancos tradicionais adaptar e desenvolver seus produtos e serviços e enfrentar a concorrência que inclui bancos digitais. Sob essa óptica, o design thinking é uma ferramenta focada no usuário e útil para auxiliar os bancos em realizar descobertas baseadas nas etapas
de empatia, definição, ideação, protótipos, teste e lançamento com o foco no usuário (cliente). O presente estudo tem como objetivo avaliar a experiência de um grupo de gerentes de bancos tradicionais no impacto da adoção de metodologias e ferramentas do design thinking em projetos de satisfação dos clientes que envolvem atendimento, produto e serviço. A metodologia usada para a execução desse trabalho é do tipo descritiva, de natureza qualitativa, apoiada pela pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Foi aplicado um workshop de sensibilização do design thinking com um grupo de 10 gerentes e um questionário com 10 questões fechadas e abertas. Os resultados evidenciaram uma lacuna significativa para a aplicabilidade do design thinking na formatação de produtos e serviços na perspectiva das necessidades dos clientes sob a óptica dos gerentes bancários.

Palavras-chave: Design Thinking. Banco tradicional. Produtos e serviços. Satisfação de clientes. Design Sprint.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Gabriel Mota Villela

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo:A Educação Financeira desvela-se como um processo em que o indivíduo faz escolhas conscientes e se mantém bem informado a respeito da economia para, assim, elaborar a melhor forma de lidar com seu dinheiro. Nesta perspectiva, esta dissertação objetiva, de modo geral, demonstrar a importância da educação financeira como fator fundamental na preparação de investidores para o novo paradigma psicológico estudado em economia comportamental pelas finanças comportamentais. Mais especificamente, verificar o nível em educação financeira dos graduandos do ensino superior em administração de empresas, bem como aplicar processos metodológicos do Design Thinking como base avaliativa, a fim de capacitar os graduandos às exigências do mercado. Fundamentado pelas metodologias da pesquisa bibliográfica, descritiva e documental, bem como desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento – LAPED do Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, os resultados analisados a partir das categorias ideação, prototipação e avaliação, ratificam a existência de heurísticas no processo decisório diante do problema apresentado, revelam de modo qualitativo o nível em educação financeira dos graduandos e demonstram a versatilidade dos processos metodológicos da aprendizagem ativa.

Palavras-chave: Educação Financeira; Economia Comportamental; Design Thinking.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Denise Rocha Brosler Caltabiano

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: O presente trabalho objetivou aliar processos do guia Information Technology Infrastructure Library (ITIL) e etapas do Design Thinking, a fim de recomendar ações que contribuam para a proposição de soluções para a infraestrutura de TI de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) de TI, de modo a adequá-la para atender à demanda e aos requisitos dos serviços de TI que o CSC deverá centralizar; e aplicar as ações recomendadas, no intuito de propor soluções para a infraestrutura de TI de um Núcleo de TI (NTI), objeto de estudo. O NTI consiste em um ambiente de TI existente em uma estrutura organizacional formada por dez unidades, o qual deverá passar a operar como um CSC de TI para essas unidades, centralizando determinados serviços de TI caracterizados como de apoio que, atualmente, são executados de forma distribuída nas unidades. A aplicação das ações recomendadas possibilitou a proposição de soluções para a infraestrutura de TI do NTI, de maneira a adequá-la para atender à demanda e aos requisitos dos serviços de TI das unidades que serão centralizados no Núcleo. Assim, a proposta elaborada

contribuiu no processo de estabelecimento de um CSC de TI no NTI e espera-se que, dessa forma, a estrutura organizacional alcance os benefícios que um CSC de TI pode trazer, em especial, o melhor aproveitamento de recursos e facilidades para a padronização e melhoria de processos, o que representará uma relevante inovação no contexto organizacional. Além disso, a adequação da infraestrutura do NTI abrirá uma possibilidade para que, futuramente, nele seja implantada uma solução de computação em nuvem, propiciando ainda mais ganhos operacionais e melhorias no aproveitamento de recursos.

Palavras-chave: Centro de Serviços Compartilhados; Design Thinking; ITIL;
Inovação organizacional.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Tatyana Bellini de Barros

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena

Resumo: O presente estudo aborda questões relacionadas ao acesso às informações históricoculturais da Catedral Nossa Senhora da Piedade no município de Lorena, Região
Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Em linhas gerais, tem
como objetivo desenvolver um projeto de acessibilidade cultural para este importante
patrimônio histórico colaborando com o resgate da memória e difusão da cultura local.
Para tanto, descreve noções conceituais sobre patrimônio histórico e sua
conservação, destacando a legislação acerca do tema. Relata informações históricas
relacionadas ao objeto em estudo, bem como divulga uma importante descoberta
sobre seus vitrais centenários. Por causa do aparente conflito existente entre a
legislação de proteção do patrimônio histórico, e a necessidade de alterações e
adaptações estruturais para atendimento das normas de acessibilidade vigentes no
país atualmente, buscou-se a harmonização entre tais direitos, aplicando os conceitos
do Design Universal como metodologia, especificamente por meio da NBR 9050 de
2020, com a finalidade de propor a integração entre a divulgação de informações
significativas a comunidade de forma acessível e a preservação da cultura regional.
Para tanto, desenvolveu-se um projeto de acessibilidade cultural intitulado Divina
Cultura, utilizou-se do QR-Code (Quick Response Code), da impressão em 3D e
tecnologias assistivas, a fim de melhorar a propagação dos saberes locais de forma
prática e objetiva. 

Palavras-chave: Educação patrimonial; Inclusão social; QR-Code; Impressão 3D;
Restauro de vitrais 

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Eugênio Ribeiro da Cunha e Mello

 

Orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

 

Resumo: A proposta deste trabalho foi projetar um dispositivo portátil para o catador de latas de alumínio deformar a lata no ato da coleta. Existem no mercado diversos dispositivos para essa operação, mas não são portáteis e são exclusivos para deformação de latas. Tradicionalmente os catadores deformam as latas de alumínio com os próprios pés, não usam qualquer ferramenta. Esta foi a razão desse projeto de produto, desenvolver uma ferramenta para os catadores. Adotou-se um método de cinco passos sendo o primeiro a fundamentação teórica de modo a consolidar a necessidade e importância desse produto; o segundo passo a “prototipia rápida” construindo e testando várias soluções e materiais de modo a encontrar a melhor solução que atendesse ao escopo do projeto; o terceiro passo foi a construção de protótipos definitivos da ferramenta, seguindo-se, no quarto passo, para o planejamento do processo construtivo. Finalmente, no quinto passo, foram realizados estudos operacionais nos protótipos, com testes em laboratório, para analisar a usabilidade da ferramenta. Os testes de laboratório deram resultados positivos, com regularidade operacional da ferramenta dentro da normalidade comprovada em análises estatísticas. 

Palavras-chave: ferramenta portátil; reciclagem; projeto de produto; design e inovação; tecnologias sociais

Faça o download da dissertação completa!

Autor:Adriano Monteiro de Brito

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Esta dissertação constitui-se na elaboração do protótipo de um jogo virtual para intervenção comportamental no tratamento de sintomas do autismo para tablets e smartphones. As crianças autistas possuem uma grande dificuldade no entendimento de emoções humanas, e partindo dessa necessidade a ideação do jogo é concebida para fornece-las esse tipo de conteúdo, um meio lúdico e educativo que as ensinem de forma subjetiva sobre emoções e também as auxiliem a desenvolverem e aprimorarem outras habilidades, como coordenação motora, raciocínio rápido, diferenciações, entre outros. Com base nos resultados levantados e com o auxílio da metodologia Kansei, o jogo consiste no uso de uma personagem como elemento chave, por meio dela o jogador passa ter contato com o conteúdo de ensino brincando, havendo interações com a personagem e suas emoções, que são respectivamente baseadas nas ações realizadas.

Palavras-chave: Design. Emoção. Jogo para Autista. Game Mobile. Jogo Educativo.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Deise Aparecida Carelli Reis de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: O presente trabalho visou delinear o perfil dos artesãos e descrever os modelos, materiais e técnicas utilizadas na elaboração dos produtos  artesanais comercializados nas feiras de artesanato das cidades de Guaratinguetá e Lorena,
municípios da sub-região três da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN); e a prospecção e análise de laboratórios de design e artesanato atuantes, em âmbito nacional, associados ou não às instituições acadêmicas e
organizações sociais de promoção do artesanato e design, como subsídio à implantação de Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Artesanais no contexto institucional da graduação do curso de Design e dos programas da pós-graduação
no Centro Universitário Teresa D`Ávila (UNIFATEA) em Lorena, São Paulo. Como metodologia empregou-se a pesquisa bibliográfica e documental; exploração em campo com estratégias mistas para coleta de dados e aplicação de questionário
aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, e, para a análise de resultados utilizou-se a ferramenta Strengths, Weakness, Opportunities and Threats (SWOT). Como resultado verificou-se um percentual expressivo para o artesanato de segmento
têxtil, além de elementos que demonstram potencial de valorização territorial e turístico. Espera-se que com a aproximação, e intensificação dessa interação entre a universidade e a comunidade artesã, possam minimizar os impactos sociais e
ambientais, capacitar os profissionais no beneficiamento das matérias e produtos, compor parceria com os atuais Laboratórios de Ergonomia, Materiais, Textura e Modelagem, e Design de Joias no Centro UNIFATEA, promovendo a pesquisa, divulgando conhecimento e promovendo o comércio justo, colaborando para o desenvolvimento sustentável da cidade e região. Inserido na linha de pesquisa Inovação e Empreendedorismo, esta pesquisa, coopera com a missão institucional na ampliação e fortalecimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Palavras-chave: Design e artesanato. Sustentabilidade. Território. Inovação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Rafaela Bezerra de Souza

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: Para que as empresas não estejam fadadas ao insucesso, e consigam atender as perspectivas, têm se valorizado as pessoas que compõe as organizações, ou seja, seus empregados. Surge, neste contexto, uma preocupação com os fatores ergonômicos e como estes afetam diretamente a produtividade organizacional. Num conceito mais amplo, a ergonomia tem como objetivo adaptar o trabalho ao homem, implicando em desdobramentos essenciais ao ambiente de trabalho. Esse estudo se propõe a realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho, no setor produtivo de uma empresa fabricante de tubos para uso em exploração de petróleo e gás, visando propor recomendações capazes de mitigar os riscos associados às atividades tais. O bem-estar e saúde do trabalhador são de suma importância, inclusive em termos de produtividade e eficácia, contribuindo com a própria empresa, e a colaboração desses funcionários se mostrou essencial para o desenvolvimento da pesquisa. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa e quantitativa e levantamento documental. Como instrumento de coleta, optou-se pela a aplicação do Questionário Nórdico Musculoesquelético (QNM), e das ferramentas Rapid Entire Body Assessment (REBA) e Occupational Repetitive Actions (OCRA), a fim de atender aos objetivos do estudo, de caráter descritivo. A investigação ocorreu no setor forno, localizado no Galpão B da referida empresa, contando com uma amostra composta por 9 pessoas. Ao final do desenvolvimento do projeto, foi possível identificar diversos fatores negativos que afetam a saúde dos trabalhadores investigados, desde sobrecarga cognitiva por inadequação organizacional, até mesmo sobrecarga postural por ausência de equipamentos e soluções que seriam melhor ajustadas com a presença adequada dos princípios do design, desde o projeto de produto até a definição organizacional do layout da estação de trabalho, otimizando a tarefa e elevando o bem-estar do empregado.

Palavras-chave: Riscos Musculoesqueléticos, Análise Ergonômica do Trabalho, Design,  Metalúrgica, Forno.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Ana Raquel Elisa Satim

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena

Resumo: Nos ambientes virtuais de aprendizagem mobile um dos fatores relevantes é a facilidade de acesso e comodidade, que possibilita ao usuário maior flexibilidade em seus estudos. Para que essa facilidade seja efetiva durante o desenvolvimento da interface gráfica do ambiente virtual de aprendizagem, alguns pontos devem ser priorizados a fim de o sistema ser intuitivo e de fácil visualização, como os critérios ergonômicos visuais, que se utilizados podem garantir acessibilidade ao conteúdo apresentado. Os critérios de ergonomia visual são as regras que o desenvolvedor deve seguir durante o processo de criação da interface gráfica e que o auxiliarão na escolha das tipografias e cores institucionais do sistema. Esses procedimentos garantem leiturabilidade e legibilidade dos textos inseridos, além da usabilidade. Desses critérios, este estudo explorou os protocolos da World Wide Web Consortium (W3C), que são padrões desenvolvidos por uma organização internacional que visam acessibilidade para todos os públicos na internet, como pessoas com deficiência visual, baixa visão e daltonismo, entre outros. Este estudo tem como proposta uma avaliação dos protocolos para os daltônicos por meio de testes de ambientes virtuais de aprendizagem, verificando se esses padrões estão adequados ao público dos daltônicos e não daltônicos e propondo, ao final, atualização desses protocolos.

Palavras-chave: Usabilidade. Leiturabilidade. Interface. Legibilidade. Daltonismo.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Paula Fernanda de Oliveira Santos

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo:

O processo de coaching contribui de modo singular na vida das pessoas e na sociedade no sentido de concorrer para a melhoria em diversas perspectivas, ao possibilitar a união de várias ciências, conectando conhecimentos e realinhando as pessoas sob os aspectos sistêmico e integral, elevando desempenho e acelerando resultados. Este trabalho desenvolveu a construção de um aplicativo nomeado T-GLA por meio de uma ferramenta de coaching, para atribuição dos serviços de enfermagem, com a proposta de classificar as pessoas conforme seu perfil e assim agrupá-las em quatro modalidades e, por conseguinte, possibilitar a assertividade na distribuição dos profissionais nas diversas unidades de trabalho. Atualmente, os modelos de trabalho para o setor mencionado estão desatualizados e por vezes não distribuem seus colaboradores para atividades conforme seu perfil. O aplicativo foi construído com o intuito de auxiliar na distribuição de funcionários durante o exercício de suas atividades de trabalho e estará disponível após autorização do Registro Nacional de Propriedade Industrial. O trabalho descreve o desenvolvimento do questionário de perfil comportamental por meio de aplicativo multimídia em plataforma móvel. O uso desse aplicativo poderá ser de grande eficácia para o manejo de funcionários durante suas atribuições diárias e para o ensino de enfermagem no que se refere à tecnologia. A investigação tem como perspectiva a validação do aplicativo por enfermeiros.

Palavras-chave: Administração Hospitalar, Liderança, Enfermagem, Serviços de Saúde, Relações Interpessoais, Difusão de Inovação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Natalha Gabrieli Moreira Carvalho

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: A presente pesquisa visa à aplicação da ferramenta SHERPA (Systematic Human Error Reduction and Prediction Approach) no ambiente aeroportuário, com foco em passageiros cegos, a fim de identificar as dificuldades, erros e riscos enfrentados por esses passageiros, durante o procedimento de embarque na aviação comercial. Para tanto, fez-se uso da Pesquisa Explicativa como método científico e da SHERPA como método projetual. Visando nortear o desenvolvimento do projeto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a deficiência, dados quantitativos e reflexões sobre a acessibilidade de forma geral. Baseou-se também em regulações nacionais e internacionais existentes, como Estados Unidos e Europa, além de livros, artigos e documentos que provessem informações acerca da deficiência visual, acessibilidade no transporte, a importância do design na acessibilidade e um descritivo sobre a Análise Hierárquica da Tarefa (AHT). Nas últimas etapas, detalhes importantes como cenário, erros, pesquisa de campo e aplicação de questionário foram descritos, sucedidos pela AHT, que contribuiu na condução da SHERPA, permitindo obter uma ampla abordagem das deficiências dos aeroportos em termos de acessibilidade, sempre visando à máxima independência de seus usuários. Ao final da pesquisa, pode-se concluir que há uma elevada deficiência na acessibilidade nos aeroportos brasileiros, principalmente em termos de infraestrutura que possibilitem que os passageiros cegos possam viajar com autonomia e liberdade.

Palavras-chave: SHERPA. Acessibilidade. Deficiência visual. Design universal.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Leandro Augusto Marcondes

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: Com o avanço dos problemas sociais, econômicos e ambientais, o nível de qualidade de vida das cidades vem decaindo drasticamente, e com isso surge a necessidade de criação de modelos que propiciem analisar os vários aspectos da mobilidade urbana. O presente estudo propõe o modelo iMobs com base num conjunto de indicadores econômicos, sociais e ambientais que permitem monitorar e mensurar a mobilidade urbana com enfoque para a sustentabilidade no município de Aparecida, no estado de São Paulo. Destaca-se que as questões relacionadas com a Mobilidade Urbana vêm despertando grande interesse por parte de pesquisadores, legisladores e governos. O modelo iMobs para mobilidade urbana sustentável analisa o impacto direto na qualidade de vida, abordando questões como acessibilidade, motorização, consumo, legislação e conscientização. No estudo foram calculados 4 indicadores para cada um dos três aspectos: social, econômico e ambiental. Os resultados permitiram aferir que o município atingiu a pontuação de 0,5623 em uma escala que vai de 0,00 a 1,00, tendo os aspectos sociais (0,292) os maiores contribuintes, por meio dos indicadores de acessibilidade e conscientização, e os aspectos ambientais (0,0833) os mais frágeis na análise, pesando também na elaboração a ausência de vias para locomoção de não-motores, ou seja, bicicletas e outros meios de tração humana, por sua vez os aspectos econômicos (0,187) sendo os intermediários na pesquisa. Desta forma constatou-se que o iMobs pode ser uma ferramenta aplicável para o desenvolvimento de políticas públicas que visem por meio da mobilidade urbana sustentável a evolução do nível de qualidade de vida.

Palavras-chave: Mobilidade Urbana. Qualidade de Vida. Sustentabilidade. Indicadores. Acessibilidade.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Adilson Martins da Silva

Orientador: Prof. Dr.
Henrique Martins Galvão

Resumo: Baseado no conceito transformacional da Quarta Revolução Industrial (SCHWAB, 2016), a presente Dissertação aborda os desafios para implementação, bem como a capacitação profissional no mercado brasileiro. Esta análise consolida-se a partir das nove dimensões concebidas pela Indústria 4.0 (Cibersegurança, Integração de Sistemas, Robótica, Virtualização, Simulações, Internet das Coisas, Manufatura Aditiva, Big Data e Computação em Nuvem) em questões quantitativas e qualitativas para empresas do setor industrial e serviços. Como metodologia utilizou-se a abordagem exploratória, descritivo-qualitativa, a partir de múltiplos casos. O objetivo desta pesquisa é compreender o grau do impacto deste novo conceito, influências e desafios para a capacitação profissional em outras empresas que planejam a implantação da Indústri 4.0. O presente estudo justifica-se pela necessidade de implementação deste conceito em empresas, de modo geral, visto a sua aplicabilidade ter importância em todos os setores, inclusive o social. Procurou-se, com este estudo, compreender o posicionamento estratégico das empresas, o processo de manufatura em desenvolvimento e sua tecnologia e, por fim, a gestão de pessoas para a contratação, treinamento, desenvolvimento e retenção deste novo perfil profissional avançado. Os resultados obtidos demonstram um equilíbrio na implementação de tecnologias, bem como a capacitação profissional, devendo, principalmente, pela falta de parâmetros, padrões e legislação para que se inicie este processo com maior intensidade. Há, no entanto, compreensão da necessidade dos segmentos abordados quanto ao avanço da inovação tecnológica e desenvolvimento de suas respectivas equipes. Recomenda-se às empresas colaboradoras, oportunidades de planejamento visando integrarem-se às novas tecnologias, processos e capacitações demandados pelos conceitos da Indústria 4.0.

Palavras-chave: Gestão Estratégica; Gestão de Processos; Gestão de Pessoas; Inovação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Karla Cristina Bastos de Souza

Orientador: Prof.ª Dr.ª Cláudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: O sutiã é um produto que estabelece uma relação íntima com a mulher, sendo comparado à segunda pele de sua utilizadora, portanto exige-se alto nível de conforto. A utilização de uma peça inadequada pode causar danos à saúde da mulher, levando-a a ter dores e marcas, além de afetar a circulação sanguínea, o fluxo linfático e a postura. Mesmo com a diversidade de modelos de lingerie oferecida pelo mercado, existe uma desarmonia entre as necessidades e desejos da consumidora e o produto. A crescente população idosa do país apresenta características únicas, que não são atendidas nos projetos de sutiã, que geralmente são desenvolvidos para vestir um corpo jovem. Estudo qualitativo, descritivo realizado com mulheres idosas, sem intervenção cirúrgica nos seios, moradoras do Vale do Paraíba. Este projeto propõe um modelo de sutiã adequado às singularidades do público idoso, de forma que lhe proporcione maior autonomia e conforto. Para alcançar esse objetivo foi utilizada a intervenção ergonomizadora, proposta por Anamaria de Moraes & Cláudia Mont’Alvão, que preconiza a apreciação ergonômica, a qual compreende a exploração da situação problema; diagnose ergonômica, etapa em que se caracterizam os problemas ergonômicos; projetação ergonômica, momento em que se adaptam os artefatos aos usuários; avaliação, validação e/ou testes ergonômicos, fase de apresentar novas alternativas projetuais ao público-alvo; e finalmente o estágio de detalhamento e otimização ergonômica, em que se revisa o artigo projetado, a fim de aprimorá-lo. Através de observações assistemáticas realizadas na exploração do artefato, foram diagnosticados incômodos proporcionados pelo uso do sutiã, os mesmos mostraram os pontos a serem melhorados na peça, e serviram como base para o projeto. O artefato projetado permite maior conforto e autonomia da usuária com um sistema de fechamento frontal, tecido firme, alças acolchoadas e largas, barbatanas para moldar os seios e utiliza o mínimo de metal possível, tendo sido retirados os aros na base das taças.

Palavras-chave: Design de sutiã, Idoso, Ergonomia, Conforto

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Ruan Salon Humel Capucho

Orientador: Profa. Dra. Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: A avaliação do complexo articular do ombro é constantemente taxada de difícil avaliação em decorrência ao elevado número de elementos anatômicos intervenientes nela e da biomecânica destes em relação ao ombro. A sua análise torna-se bastante complexa, em função da cintura escapular que requer elevada mobilidade, associada à interação de cerca de 30 músculos, o que torna esta porção da estrutura anatômica do corpo humano tão instável sendo sua grande maioria localizada em pequenas áreas anatômicas, além de ser uma articulação capaz de se mover nos três eixos articulares e as inúmeras lesões que podem ocorrer no interior ou fora de sua articulação. Com as demandas de força, resistência e flexibilidade que são colocadas sobre o ombro durante a vida cotidiana, muitas vezes se torna uma fonte de queixas músculo esqueléticas e patologias. Portanto, é uma estrutura que os prestadores de cuidados de saúde devem estar confortáveis avaliando. Tendo em vista a complexidade e a extensão dos aspectos anatômicos e biomecânicos do ombro, é reconhecido a necessidade do vasto conhecimento desta articulação para que se possa realizar um bom exame do paciente. Para isto foi realizada uma revisão integrativa da literatura disponível entre os anos de 2010 e 2021 nas bases de dados Lilacs, Scielo, Medline e PEDro, tendo encontrado um total de 24 (vinte e quatro) artigos para a síntese objetivando descrever as técnicas e exames realizados durante a avaliação do ombro dispondo-os em um manual técnico. As várias referências levantadas na pesquisa bibliométrica serviram de base para a elaboração do manual de avaliação musculo esuqeletica do ombro estudadas neste trabalho destacam os estudos da história clínica, DA observação e triagem, DA inspeção e palpação, DOS testes de mobilidade, DA avaliação de Amplitude de Movimentos (ADM), DO movimento e jogo articular, DOS testes de comprimento muscular, DOS testes de forca muscular, avaliação funcional e testes clínicos especiais como recursos essenciais para uma boa avaliação, estes quando aplicados dentro de um manual organizado e manifestados em um fluxograma são uma ferramenta conveniente para a realização da avaliação músculo esquelética do ombro.

Palavras-chave: Ombro; Articulação do Ombro; Lesões do Ombro, Manual de Avaliação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Paulo Roberto Marcondes Junior

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: Esta pesquisa aborda questões emblemáticas da atualidade no que diz respeito ao âmbito educacional, em específico, do ensino superior tecnológico, pois reflete sobre a inserção de metodologias ativas como incentivo a um perfil empreendedor para os discentes, não somente para o conhecimento significativo dos mesmos como para o suporte à formação empreendedora, a qual lhes agrega, além do conhecimento profissional, o crescimento pessoal. Diante do cenário atual, onde discentes precisam saber lidar com o quadro econômico do país e se adequarem às exigências do mercado para conquistarem êxito profissional, os docentes necessitam compartilhar conhecimento que faça parte dessa realidade. Dessa forma, sendo o principal objetivo analisar a contribuição das práticas de metodologias ativas para a formação empreendedora no ensino superior tecnológico, utilizou-se como ferramenta um questionário para aplicação de pesquisa exploratória, no qual, nos principais resultados, em sua maioria, os discentes confirmaram a importância da aprendizagem sobre empreendedorismo e o quanto as metodologias ativas tornam o conhecimento significativo. Com isso, o êxito maior se dá no sentido da formação dos discentes, tornando-os de capazes de idealizar, planejar seus próprios caminhos e, conscientemente, transformar tanto a sociedade, como cidadãos empreendedores como, sobretudo, a si mesmos.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Metodologias Ativas, Inovação, Ensino Superior.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Raquel Martins Ferraz

Orientador: Prof.ª Dr.ª Cláudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: Na área da saúde, têm-se apontado caminhos inovadores para a formação e capacitação de profissionais, de modo a instrumentalizá-los nos aspectos técnicos, éticos e políticos para a transformação de processos de trabalho arraigados em princípios fragmentados do cuidado. Nesta perspectiva somos desafiados a fornecer uma formação sólida e que propicie um perfil profissional crítico e criativo, sendo o professor o facilitador deste processo, potencializando no aluno o protagonismo educacional. As demandas atuais do mercado de trabalho exigem mais que técnica e destreza manual, recomendam-se outras competências que devem estar agregadas a formação profissional como: trabalho em equipe, autonomia, inovação e tomada de decisão. As metodologias ativas são estratégias importantes para desenvolver tais habilidades, já que envolve contextos reais e trabalha a resolução de problemas em grupos e em diferentes contextos. O objetivo deste trabalho foi definir e delimitar o perfil docente em nível técnico bem como o levantamento das principais práticas e metodologias ativas utilizadas pelos mesmos em cursos técnicos da área de saúde e bem-estar de uma Instituição do Vale do Paraíba. Posteriormente criar um prospecto de um app com ênfase em metodologias ativas para subsidiar o trabalho docente. Traz também uma revisão da literatura no contexto da educação profissional em saúde no Brasil, amparado pelo referencial teórico das metodologias ativas de ensino e aprendizagem (MAEA). Para isso, recorreu-se a conceitos e instrumentos do Design Thinking realizando-se uma pesquisa-ação por meio de questões qualitativas aplicadas aos docentes, neste contexto fizemos a imersão, ideação e prototipação. Os resultados permitem demonstrar a viabilidade do desenvolvimento da ferramenta para subsidiar a prática pedagógica e abrem perspectivas para acreditar que, na educação em saúde a tecnologia disponível pode descortinar novos modos de aprender significativamente. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Profissionalizante, Educação em saúde, pessoal e educação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Sandro Augusto Gomes

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Coorientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: O presente estudo objetiva analisar o processamento de misturas de biomassas por extrusão para o desenvolvimento de produto aplicado na geração de energia calorífica. A utilização de biomassas de origem vegetal tem se tornado uma opção vantajosa como fonte energética, principalmente pela abundância dos resíduos de produtos agrícolas. Esses resíduos constituem uma alternativa promissora da fabricação de briquetes, em termos de oportunidades econômicas, ambientais e sociais, e ao atendimento da pressão da legislação ambiental. Nota-se o dilema de empresários em obter solução viável para a destinação correta dos resíduos gerados da sua produção primária. A alternativa deve gerar valor econômico, ambiental, social e político. A adequação da destinação dos resíduos sólidos é prevista pela legislação brasileira, amparada na Lei n° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e que reuni objetivos, diretrizes, mecanismos e instrumentos econômicos, destacando a promoção e os incentivos à reutilização e à reciclagem de resíduos. Esse estudo discute os resíduos de origem vegetal gerados de diferentes fontes de processos produtivos como, finos de carvão vegetal, serragem, bagaço de cana de açúcar, casca de café e casca de arroz. A metodologia de pesquisa se caracteriza pelo método de experimento embasada pelo design de produto que subsidiaram o desenvolvimento do produto carvão briquetado. Para o processo extrusão, adotou-se a formulação e análises de 2 amostras de resíduos para avaliar possíveis emissões de gases tóxicos e, em ambos os casos, utilizou-se o trigo como aglutinante e água. A amostra 1 foi composta de resíduo de carvão vegetal (fino de carvão) e a amostra 2 composta de resíduo de carvão vegetal e serragem de madeira. Os resultados laboratoriais apontaram que na Amostra 1, os percentuais de materiais voláteis foram menores (22,2%) que na Amostra 2 (32,4%). Os teores de enxofre das duas amostras foram próximos de zero. Os testes para determinar o poder calorífico de ambas amostras (6204 kcal/kg e 6598 kcal/kg) foram significativos, ou seja, o valor energético foi superior aos briquetes denominados simples, além do baixo percentual de umidade, variando entre 9 a 10%. Na amostra 1 o percentual das cinzas geradas pela queima foram maiores que na amostra 2. Os testes demonstraram que o produto briquete de carvão vegetal é ambientalmente viável para ser utilizado como fonte energética, bem como para consumo doméstico. No contexto da Economia Circular, os resultados apontam para melhoria da qualidade ambiental, estímulo para atividade econômica sustentável e geração de empregos.

Palavras-chave: Design de Produto, Carvão, Briquetagem, Economia Circular.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Hesly Areco

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a atividade de transporte rodoviário de produtos químicos, considerados perigosos pela Organização das Nações Unidas e, apontada como a fase mais crítica na sua cadeia de utilidade. Constata-se que existe um aumento dos riscos de emergências químicas devido principalmente a imprevisibilidade de inúmeros fatores que podem influir no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (TRPP), cujo tema foi delimitado por esse estudo. Por meio do método de Revisão Bibliográfica Sistemática, realizou-se levantamentos das normas para o TRPP, em especial as Resoluções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) 5.232/2016 e 5.848/2019, normas que orientam primariamente a atividade do modal TRPP. O estudo analisou o conteúdo e as funcionalidades de 11 aplicativos relacionados à Produtos Perigosos (PP) disponíveis na loja virtual de aplicativos Android da Google. Para atender aos objetivos do trabalho, o caminho metodológico se baseou no Design Science Research (DSR) e na abordagem Design Thinking, utilizando a ferramenta Desk. A aplicação das ações foi seguida da avaliação em um ambiente simulado dos conteúdos e funcionalidades dos aplicativos quanto ao seu atendimento de modo eficaz e eficiente como ferramenta solucionadora de problemas do TRPP que uma vez não solucionados geram penalidades previstas na norma. Após abordados os conhecimentos atualizados, os problemas para operar o TRPP, os pontos negativos e positivos dos conteúdos e funcionalidades dos aplicativos analisados foi possível propor conteúdo direcionado ao TRPP, também num ambiente simulado iniciado com a expedição da carga considerada perigosa, passa pelo momento do seu deslocamento até a sua chegada no destinatário. Mediante os resultados, o estudo propõe conteúdos e funcionalidades dos aplicativos direcionados à dois personagens do ambiente simulado de TRPP, tidos como usuários e colaboradores envolvidos na expedição e no transporte, para que estes possam exercer suas atividades de forma eficiente e eficaz, com maior facilidade, a fim de se evitar erros e que atendam as exigências da Legislação. Por fim, a adequação poderá refletir na diminuição de prejuízos e de riscos de danos ao homem, meio ambiente, patrimônio público e privado.

Palavras-chave: Produtos Perigosos; Transporte; DSR; Aplicativos.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Érica Aparecida Freire Ramos Bizaio

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: O objetivo deste trabalho foi contribuir para a vantagem competitiva do pequeno negócio através do diagnóstico de como os empreendedores formulam a estratégia empresarial e da caracterização da utilização das ferramentas de design. Tendo como premissa que a vantagem competitiva ocorre quando uma empresa se diferencia das demais, superando seus concorrentes, procurou-se entender se o planejamento estratégico e o design são utilizados como geradores de vantagem competitiva para o crescimento e a sobrevivência dos pequenos negócios. O direcionamento do estudo teve como justificativa a alta taxa de mortalidade dos novos negócios no Brasil e a importância fundamental dos pequenos negócios no tocante ao crescimento econômico, desenvolvimento social e melhor distribuição de renda. Com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada, com finalidade exploratória e descritiva, o trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica seguido de levantamento tipo survey. Para análise dos resultados utilizou-se a estatística descritiva através da análise de frequência, média, moda, mínimo e máximo, pontos totais, quartil e correlação linear. O tratamento dos dados foi realizado por meio do programa Excel para Office 365 e pelo programa IBM SPSS Statistics, versão 22. Como resultado verificou-se que o planejamento estratégico não está inserido como estratégia indispensável para obtenção de vantagem competitiva, apenas 29% dos inquiridos realizam o planejamento de maneira formal. A ferramenta Design, apresenta a perspectiva de se tornar a ferramenta de gestão estratégica dos pequenos negócios. Pois, se revela como uma metodologia capaz de gerar soluções de diferenciação e entrega de valor efetivo para o consumidor final: 54,3% da amostra utiliza profissional de design no desenvolvimento de projetos. Apesar das especificidades dos pequenos negócios, durante a pesquisa, buscou-se identificar a dimensão estratégica do Design, adaptando o modelo da ferramenta de avaliação, desenvolvido por Kooststra, conhecida como Escada do Design. Com base nos dados obtidos, concluiu-se que, os negócios pertencentes à amostra, encontram-se no nível 3 ou DM3 da Escada do Design, configurando que o Design é utilizado de forma funcional. Os empresários conhecem os benefícios do design, contratam o serviço pontualmente para buscar soluções que gerem rentabilidade e diferenciação, investindo com pouca regularidade. Por fim, conclui-se que o diálogo entre gestão e estratégia ainda é inexistente; os empreendedores estão utilizando o Design como diferencial e adquirindo vantagem competitiva, não como parte de uma estratégia consciente, mas por demanda do mercado.

Palavras-chave: Design Estratégico. Empreendedorismo. Inovação. Pequenos Negócios.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Alexandre Barbosa Espada

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Resumo: O presente estudo tem como objetivo propor por meio do Design Thinking uma sequência cíclica e lógica de atividades para criação e implementação de estratégias de Marketing de Conteúdo que sejam aplicáveis e eficazes às empresas de diferentes portes e segmentos, e ao mesmo tempo capazes de guiar consumidores de forma fluída e natural por sua Jornada de Compra em um Funil de Marketing. Para tanto, a metodologia da pesquisa utilizada foi do tipo exploratória-explicativa de natureza qualitativa, baseada em estudo de caso onde se buscou relacionar as etapas do Design Thinking (Empatia, Definição, Idealização, Prototipação e Teste) a sete estágios propostos pelo pesquisador para criação do Marketing de Conteúdo, onde para cada uma foram utilizadas ferramentas de gestão, tecnologia da informação e comunicação. A aplicação do estudo se deu em uma indústria eletrônica de pequeno porte focada em automação residencial, que buscava relançar no mercado um antigo produto após sua reformulação. Os resultados permitiram aferir a efetividade da sequência de atividades, uma vez que em dois ciclos de execução, o Retorno sobre o Investimento Publicitário (ROAS) foi superior ao projetado nas taxas de benchmarking, demonstrando a aplicabilidade do Design Thinking integrado ao Marketing de Conteúdo, e também a eficácia da estratégia quando concebida, implementada e fundamentada nos elementos corretos. Além disso, a pesquisa trouxe luz a três elementos considerados fundamentais para o êxito de estratégias de conteúdo, chamados pelo pesquisador de Tripé do Marketing de Conteúdo, constituído pelas Personas, Jornada de Compra do Consumidor e Funil de Marketing. O estudo conclui que os três elementos alinhados com as etapas do Design Thinking são determinantes para modelar a estratégia de Marketing de Conteúdo e aferir maiores taxas de conversão globais, influenciando o aumento efetivo dos resultados financeiros para o negócio.

Palavras-chave: Design Thinking, Funil de Marketing, Jornada de Compra do Consumidor, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Persona.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Rogério Márcio Rodrigues Campos

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: Infográficos são representações visuais que servem para transmitir informações por meio de imagens aliadas a textos explicativos, muito utilizados no jornalismo de modo geral, seja na imprensa gráfica ou no jornalismo eletrônico. Esta pesquisa teve como proposta demonstrar que os infográficos têm potencial para serem melhor empregados na educação formal e de maneira mais específica como recurso de ensino e aprendizagem no ensino técnico de nível médio. A pesquisa foi dividida em três etapas: a revisão bibliográfica contemplando as peculiaridades da educação técnica de nível médio e seu público, a construção de infográficos, os elementos visuais como cor e pictogramas e tipografia. A segunda etapa foi a construção de um infográfico capaz de oferecer o conteúdo pedagógico previsto no plano de ensino do Curso Técnico de Comunicação Visual da cidade de Guaratinguetá, São Paulo. Por fim, a terceira etapa foi a realização de uma aula naquela escola, empregando o infográfico elaborado segundo os princípios identificados ao longo da pesquisa. Os resultados encontrados em sala de aula demonstraram um rendimento superior quando do uso daquele material, comparado às demais aulas. Desta forma pôde-se compreender como o infográfico consegue ser uma ferramenta facilitadora no ensino e consequentemente na aprendizagem.

Palavras-chave: Educação; Imagem; Pictograma; Tipografia, Design Thinking,

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Cláudia Regina Morais

Orientador: Prof.ª Dr.ª Claudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: O hábito da monomodalidade trazida pelos imperativos do carro mais a histórica e desigual opção rodoviarista em seus planejamentos e investimentos urbanos associados aos efeitos desumanos das opções urbanísticas obtusas e equivocadas configuram os grandes problemas e mobilidade no espaço da maioria das cidades brasileiras. Esta pesquisa se propôs a analisar o tema da mobilidade urbana e a aplicar os conceitos de Rua Completa no município de Guaratinguetá – São Paulo, especificamente em duas ruas do seu centro histórico, caracterizado por vias estreitas e calçadas sem os critérios adequados da acessibilidade, dificultando o caminhar das pessoas, principalmente aquelas com mobilidade reduzida. Optou-se, assim, como método de pesquisa o estudo de caso com abordagem qualitativa e levantamento e análise de documentos. O estudo iniciou com uma busca abrangente de informações sobre mobilidade urbana e Ruas Completas como forma de permitir uma visão holística do contexto analisado. Design Thinking foi utilizado como metodologia neste trabalho, pois considera-se que a mesma, com características – referentes às suas técnicas e fases – possibilitou que o objeto de estudo fosse analisado de maneira mais realista, possibilitando a imersão direta no cenário e um entendimento claro dos processos intrínsecos a esse tema, bem como a identificação de problemas reais e pertinentes através de observações de comportamentos dos usuários e do próprio processo de planejamento urbano referente aos modais de deslocamento. Os resultados indicaram a presença de diversos benefícios no uso dos conceitos de Ruas Completas, como a democratização do espaço público por meio do incentivo a diferentes modais de deslocamento, segurança e acessibilidade, podendo trazer também resultados socioeconômicos positivos com o aumento no número de usuários do comércio local, tornando uma cidade mais arborizada, atrativa e economicamente vibrante, pilares da mobilidade sustentável.

Palavras-chave: Ruas Completas; Design thinking; Planejamento urbano; Mobilidade sustentável.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Hélio Moreira Silva

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sergio de Sena

Resumo:As dificuldades de ensinar e aprender pelas quais passa a Educação Básica brasileira reflete desde as séries iniciais até o ensino superior. Esta Dissertação buscou contribuir para melhorar a aprendizagem a partir do estímulo do raciocínio lógico com aprendizagem significativa para os alunos da Educação Básica. Foi explorada a construção de jogos virtuais em ambiente de aprendizagem sob referencial do Design de Interação e Pensamento Computacional. Apresentou também, um material pedagógico para dinamizar a aprendizagem com conteúdo referente ao software Scratch para o ensino de programação com criação de Games 2D. Como pano de fundo, este trabalho propôs o desenvolvimento do pensamento computacional para facilitar a resolução de problemas na vida escolar e profissional. A Metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica; a prototipagem do material pedagógico com referencial do Design de Interação; a aplicação de aulas com e sem o material pedagógico desenvolvido; a observação direta; a sugestão de um plano pedagógico e de um plano de conteúdo com ficha de controle dos critérios de avaliação individual de cada aluno. O resultado mostrou que se deve ampliar a discussão sobre a inclusão de uma unidade curricular que explore a programação computacional como incremento para a melhoria do ensinar e aprender na Educação Básica.

Palavras-chave: Design de Interação; Ensino de Programação; Pensamento Computacional; Raciocínio Lógico; Scratch.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Juliana de Souza Leite

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sergio de Sena

Resumo: Nesse trabalho o Design se encontra com a Comunicação e o diálogo se dá pela metodologia proposta pelo Design Thinking, sintetizado temporalmente pelo Design Sprint. As etapas “sprint” passaram pelo estudo do Objeto, Ideação, Prototipação e Teste. Para a materialização das contribuições do encontro dialógico foi utilizado o podcast, uma forma ágil e inovadora de comunicação. A proposta final gerou um produto orientador de como construir um podcast com ferramentas e olhares do Design. O teste “sprint” focou no desenvolvimento de podcast com o tema atividades de conscientização da causa animal (adoções responsáveis, resgates, apoio à ONGs) na perspectiva de desenhar um produto alinhado ao Empreendedorismo Social. Enfim, o Design com sua ferramenta Design Sprint, contribuiu para otimizar o podcast, enquanto este último contribuiu para tornar assertiva a proposta de Comunicação. 

Palavras-chave: : Design sprint, podcast, proteção animal, empreendedorismo social

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Jordana Cassia Guedes

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sergio de Sena

Resumo: Este documento inicia abordando a evolução da condição de trabalho até alcançar o cenário atual, inclinando-se para o modo de trabalho permitido para quem atua na Indústria Criativa. O desenvolvimento das “Indústrias Criativas” e relacionadas é visto como a grande solução para que os países possam reinventar e desenvolver sua economia. O valor gerado por essas atividades compõem a “Economia Criativa”. No texto será evidenciado como o comportamento social e empresarial está cada vez mais conectado, e como nesta valorização da “Sociedade do Conhecimento” se dá a “Sociedade em Rede”. Sabendo da parcela de responsabilidade atribuída os computadores e ao advento da internet, acelerado por dispositivos mobiles, a pesquisa preocupou-se em contextualizar esse desenvolvimento das “Tecnologias de Informação e Comunicação”. Ressaltando a importância que no projeto seja implementado o “Design de Usabilidade” como fator essencial a fim de que o usuário sinta-se satisfeito ao utilizar um sistema web ou software. Esse conceito foi abordado no texto e utilizado como base para o desenvolvimento da Plataforma Idea. O objetivo desta plataforma, que é conectar agentes contribuintes da “Economia Criativa”, mediante suas funcionalidades, criação da marca e plano de comunicação para lançamento no mercado, será mostrado ao fim.

Palavras-chave: Economia Criativa, Design de Usabilidade, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Luis Gustavo Maruco Lins Leal

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena

Resumo: Os danos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos e lixo são cada vez maiores. São inúmeros os casos já conhecidos resultantes dessa prática inadequada divulgados pela mídia. Em contrapartida nota-se também a preocupação e o posicionamento de pessoas e empresas por um comportamento proativo que percebem os riscos produzidos ao ambiente e se não forem tomadas algumas atitudes a respeito, poderão comprometer a qualidade de vida dos humanos e das outras espécies. Pensando nesse fato, este trabalho apresenta uma plataforma colaborativa capaz de ajudar as empresas privadas e agências públicas em possíveis trocas de informações quanto as suas boas práticas de descarte de seus resíduos, sugerindo até o seu reaproveitamento por parte de outros modelos de negócio ou organizações sociais, seja para o reuso ou para reciclagem quando cabível. Este trabalho usou a metodologia de Rogers et. al (2013), que consiste em estabelecer as necessidade e requisitos para o desenvolvimento do produto (ou serviço), elaborar alternativas e analisá-las durante o processo até a concepção do produto final. Como resultados mais relevantes foi desenvolvida uma plataforma com os recursos necessários para que o usuário realize seu descarte de maneira intuitiva de modo eficiente e eficaz.

Palavras-chave: Resíduos; Descarte; Plataforma colaborativa; Design de Interação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Jorge Luiz Conde

Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: A aplicação das metodologias ativas de aprendizagem está se tornando cada vez mais comum no ambiente de ensino superior. Este trabalho propõe discutir essa temática, tendo como premissa a análise de prática inovadora com a utilização do Design Thinking como metodologia para a aprendizagem ativa. A pesquisa justifica-se pelo princípio de que a base conceitual das metodologias ativas transforma o aluno em protagonista no processo de aprendizagem, e que, a partir da proposta de ensino ativo pode-se alavancar as intervenções educativas sociocomunitárias, fundamentadas na autonomia intelectual e cultural, com relação aos processos de produção do conhecimento estruturado de forma colaborativa. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar as contribuições da abordagem do Design Thinking para apoiar alunos no processo ativo de aquisição do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, concebida principalmente como uma pesquisa descritiva, aplicada a um grupo de alunos concluintes de um curso de Administração de uma Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Paraíba/SP. Como resultados verificou-se que a abordagem possibilita, a partir da aplicação de metodologias ativas, maior autonomia aos alunos sobre a aprendizagem e que o modelo ativo de aprendizagem era conhecido por uma parte dos participantes que aprovou o uso do Design Thinking como metodologia ativa no ambiente educacional.

Palavras-chave: Design Thinking. Aprendizagem Ativa. Aluno Protagonista. Inovação Educacional.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Érica Pereira da Silva Costa Barletta

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Co-orientador: Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Resumo: Este trabalho apresenta um projeto de produto sobre o design de uma case para transporte com suporte para anodização de nióbio na criação de joias, com o objetivo de facilitar este processo dentro de laboratórios acadêmicos e ateliês de designers de joias e/ou profissionais do ramo. A abordagem do tema foi feita a partir das experiências da autora dentro do Laboratório de Design de Joias do Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA, de pesquisas bibliográficas sobre o processo de anodização de nióbio para fins de desenvolvimento de joias. O nióbio faz parte do contexto atual de nosso país, as suas características como a alta condutividade térmica e elétrica, maleabilidade, ductilidade e alta resistência à corrosão, entre outros fatores, faz dele um objeto de pesquisa ímpar. Suas importantes aplicações tecnológicas e a versatilidade de uso, em diferentes setores como: a engenharia, o design, a indústria automobilística, a medicina etc., o torna alvo de interesse de grandes empresas focadas em desenvolvimento tecnológico. O design de joias é um campo em que se pode maximizar o uso da potencialidade do metal, como sua biocompatibilidade e a possibilidade de anodizar sua superfície. Este projeto foi elaborado para facilitar e tornar seguro a anodização em laboratórios de Design de Joias, ateliês de ourives e estúdios de tatuadores que trabalham com piercings. Com o desenvolvimento deste projeto foi possível reunir todas as funcionalidades para se anodizar joias, desde o armazenamento dos produtos químicos até os equipamentos de proteção individuais (EPIs), como luvas, máscaras, pinças, entre outros. Além de todas as informações necessárias ao manuseio do produto, bem como os cuidados necessários para a realização da anodização em si.

Palavras-chave: Projeto de Produto, Case, Anodização, Nióbio.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: José Carlos Ribeiro Gonçalves

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena

Resumo: O presente trabalho objetivou criar um sistema pedagógico de ensino sobre empreendedorismo alicerçado nas metodologias do Design Thinking com apoio de ferramentas de Coaching, para contribuir com o ensino médio regular da educação básica, tendo como público alvo jovens de 14 a 18 anos. Foi desenvolvido um modelo pedagógico de ensino fundamentado em pesquisa exploratória no qual buscou dialogar com diversos autores por meio de pesquisa desk em empreendedorismo, educação empreendedora, didática, juventude, coaching e design thinking. O sistema pedagógico de ensino foi prototipado no projeto “Convivência Social”, numa parceria do Centro Universitário Tereza D’Ávila (UNIFATEA) em Lorena – SP com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da mesma cidade. Criou-se um projeto pedagógico (Projeto Pedagógico de Ensino em Empreendedorismo DIPP – Descobrir, Idealizar, Praticar e Potencializar). O projeto DIPP teve sua matriz estruturada em quatro fases, sendo a primeira e segunda fase (Descobrir e Idealizar) norteado pelas ferramentas e metodologias do coaching, as fases (Praticar e Potencializar) fundamentada nas fases Design Thinking, estruturado em dez encontros com as devidas ferramentas e atividades a ser trabalhadas. Propôs aos jovens participantes deste projeto a possibilidade de autoconhecimento e desenvolver uma pequena empresa em vinte dias e apresentar os resultados dentro deste prazo determinado. Como resultado houve a validação das ferramentas e métodos utilizados a partir da prototipação das sistemáticas utilizadas com o grupo. Embasou-se a construção de ferramentas e otimização das já existentes na aplicação de um projeto didático de ensino sobre empreendedorismo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, questionário que foi aplicado junto aos alunos para validação das propostas de ensino sobre empreendedorismo. Após mensuração dos resultados, verificou-se que os jovens melhoraram seu autoconhecimento e prática na construção de um pequeno empreendimento, contribuindo para suas inserções do mercado de trabalho ou como norteador para o processo decisório de suas atividades futuras em um mundo cada vez mais complexo e líquido.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Transformação Social. Juventude. Educação Empreendedora. Design Thinking. Coaching.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Arlington Martins de Siqueira

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: As microempresas (MEs), além de enfrentarem obstáculos tipicamente gerenciais, ainda se mantêm à margem de elementos que permitam a sua sobrevivência e crescimento em um cenário fluído e complexo como o brasileiro. Neste contexto, o Design, aplicado de forma estratégica, pode se tornar um elo integrador entre microempresas e inovação, na medida em que aborda a complexidade a partir da perspectiva do projetar. Neste sentido, a partir do método de pesquisa Design Science Research (DSR), foi proposto um framework conceitual para a inserção do Design como fator de inovação em microempresas industriais. Para isto, foi realizada uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário online, bem como uma entrevista com o gestor de uma microempresa industrial na região do Vale do Paraíba Paulista. A pesquisa de campo evidenciou alguns aspectos em relação à inovação nas microempresas, como o uso de fontes externas de conhecimento, um processo informal de desenvolvimento e baseado na experimentação, além do papel fundamental que o gestor da empresa e o designer desempenham neste processo. Além disso, uma maior flexibilidade e menor burocracia, favorecem a mudança nestas empresas mas, no entanto, fragilidades financeiras e de gestão da propriedade intelectual podem ser barreiras para se implementar novas soluções no mercado. Como consequência deste estudo, foi elaborado um modelo conceitual que contribuiu para o desenvolvimento do Framework Metaprojetual para Inovação em Microempresas Industriais (FraME-i). Este representa um sistema modular baseado em overlays que, apoiado pela abordagem do metaprojeto e pelas ferramentas do Design Estratégico, aponta caminhos para a construção e implementação de uma solução inovadora.

Palavras-chave: Inovação, Design Estratégico, Metaprojeto, Framework,
Microempresas Industriais.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Genésio Marcondes Júnior

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: Realizou-se revisão de literatura a respeito da Inovação como processo, mostrando um panorama geral dos conceitos de inovação, de desenvolvimento de produto e a relação do empreendedor nesse processo. Posteriormente, averiguou-se a influência do formato afunilado do comedouro para gatos no consumo de ração, uma proposta de inovação apresentada pela marca TG CAT´S. A pesquisa se deu utilizando o Ciclo de Feedback: Construir – Medir – Aprender do método Startup Enxuta, e a ferramenta Fatorial Completo 2K do Planejamento de Experimentos. O experimento analisou os efeitos de três fatores: o tipo de comedouro, comparando o TG CAT’S com os comedouros comuns; o tipo de focinho de gato, contrapondo a utilização dos comedouros pelos gatos normocefálicos (focinho normal) e pelos braquicefálicos (focinho achatado); e a quantidade de gato na residência, verificando se os números de gatos interferem na eficiência do produto. Os resultados demonstraram que o formato afunilado do comedouro para gatos influencia o consumo de ração diante das seguintes condições: o TG CAT´S quando utilizado por gatos de focinho normal resulta em sobras de ração próximas a zero gramas; quando utilizado por gatos de focinho achatado, as sobras são muitas, mas em menor quantidade comparado com as sobras dos comedouros convencionais; e a quantidade de gatos de focinho normal na casa não interfere na eficiência do produto, as sobras de ração sempre serão niveladas a zero gramas.

Palavras-chave: inovação; teste de produto; Startup Enxuta; Planejamento de Experimentos.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Maria das Graças César José

Orientador: Prof. Dr. Nelson T. Matias

Resumo: Os materiais são de suma importância para as áreas de projetos em Design e Arquitetura e Urbanismo. Diante disso, esta dissertação teve por objetivo propor a catalogação de amostras dos acervos das Materiotecas dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Teresa D’Ávila, a fim de torná-los mais acessíveis em sua localização e informação, possibilitando a interação da informação-aluno. O método norteador empregado foi o Relato Técnico. As etapas realizadas foram: 1) levantamento do acervo de materiais; 2) identificação do referencial teórico; 3) identificação dos tipos de sistemas de classificação; 4) disponibilização das informações catalogadas no sistema Personal Home Library (PHL) e 5) emprego do Sistema Decimal de Classificação de Materiais (SDCM) Buscou-se conhecer os interesses dos estudantes e professores dos respectivos cursos, por meio da aplicação de um questionário, de tal modo que fosse possível conhecer os usuários e seus interesses. Por fim, os materiais selecionados receberam etiquetas contemplando um conjunto de dados, permitindo sua busca em sistema eletrônico, identificação, caracterização e sua localização, demonstrando os resultados obtidos.

Palavras-chave: Laboratório de materiais; Materioteca; Organização da Informação.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Valeska Camargo Lacerda

Orientador: Prof.ª Dr.ª Cláudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: O Serviço de atendimento Móvel de Urgência conhecido como SAMU, se dá através da solicitação via telefone número 192 de uma pessoa que solicita auxilio médica para ela ou para uma pessoa próxima. Através de uma regulação médica, uma viatura equipada com aparatos tecnológicos e equipe qualificada é encaminhada para este atendimento. Assim como outros serviços de saúde, é gerenciado através da utilização de indicadores de saúde. O presente estudo objetivou elaborar um protótipo de aplicativo para gestão em serviço de atendimento móvel de urgência segundo design instrucional. O atendimento pré-hospitalar é considerado o primeiro atendimento feito ao paciente fora do ambiente interno de instituição hospitalar para posterior encaminhamento ao local de referência. No referido estudo, foi utilizado indicadores de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU como base para revisão bibliográfica. Foi realizada uma revisão integrativa em literaturas científicas como Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e A Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), de abordagem qualitativa e aplicado na modalidade de produção tecnológica. O estudo mostrou a importância do uso de tecnologia na saúde e a otimização do tempo dos profissionais, principalmente da área da enfermagem, em utilizar de aplicativos de gestão para gerenciamento de sua unidade. Os indicadores a serem utilizados para elaboração do aplicativo foram quantidade de ocorrências, o tempo que transcorrem as ocorrências, os principais motivos dos acionamentos, perfil dos pacientes, os locais mais acometidos e pesquisa de satisfação com o usuário de serviço. A abordagem através de indicadores de qualidade, qualificam o estudo e o torna mais objetivo. Mostra que uso de tecnologias voltadas à saúde torna a assistência mais segura e otimiza o trabalho dos profissionais de enfermagem. A referência para o desenvolvimento do protótipo foi o design instrucional que aborda uma análise ampla de mídia com flexibilidade de conteúdo. Os resultados obtidos no estudo mostraram que um aplicativo para auxiliar o gestor de serviço de atendimento móvel otimiza seu tempo além de proporcionar dados objetivos, claros de maneira prática e acessível. Foi elaborado um protótipo de aplicativo móvel, utilizando como base indicadores utilizados no SAMU de Guaratinguetá/SP/Brasil, para gerenciamento das ocorrências. Concluindo, portanto, que o uso de tecnologias na área da saúde contribui para melhoria do atendimento a população e proporciona ao profissional meios mais seguros para tomada de decisões, e uma vez que este é utilizado na forma de aplicativo móvel, otimiza o tempo e proporciona praticidade a rotina diária.

Palavras-chave: Gestão dos serviços de saúde, Enfermagem, Indicadores de Saúde, Design

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Maria Cristina Neves Carvalho Antunes de Oliveira

Orientador: Prof.ª Dr.ª Cláudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: Um olhar para pesquisas no âmbito da Estética e Cosmetologia, agrega a combinação dos óleos essenciais com a importância de manter o corpo do cliente em equilíbrio, amenizando e prevenindo disfunções estéticas, porém estudos tem foco no uso destes óleos em sinergia, ou seja, a combinação de dois ou mais óleos. Isto torna-se difícil ao profissional identificar o ativo do óleo responsável pela melhora significativa no quadro da disfunção. Diante desta realidade, faz se necessário elaborar um protótipo de manual prático afim de facilitar aos profissionais da área a utilizar apenas um óleo essencial, correlacionando com as características de acometimento dérmico de cada disfunção estética, com qualidade e segurança aos profissionais da área. O objetivo do estudo é a construção de um manual baseado na literatura cientifica para subsidiar o uso dos óleos essências aos profissionais da estética trazendo os benefícios para a pele do rosto e do corpo. Embora para muitos, os efeitos de um óleo essencial são considerados naturais, hoje sabe-se que a aplicação requer conhecimento e cautela, para evitar efeitos indesejáveis no organismo. A pesquisa tem como método uma Revisão Integrativa, realizado busca em bancos de dados como: Scielo, Google Acadêmico e PubMed, (2000-2019), utilizando-se as palavraschave, óleos voláteis, produtos para beleza e estética. Foram encontrados estudos de óleos essenciais no contexto de sua aplicação em geral, para tratamentos de situações que envolvem o emocional e evidenciando seus benefícios no âmbito específico das disfunções estéticas. Com base nestes estudos foi elaborado um protótipo de manual de óleos essenciais para uso na estética.

Palavras-chave: Óleos voláteis, Produtos para beleza, Estética.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Magda dos Santos Cardoso

Orientador: Prof.ª Dr.ª Cláudia Lysia de Oliveira Araújo

Resumo: A Farmácia Universitária, ou Farmácia Escola, é um laboratório para o aprendizado com o intuito de oferecer a possibilidade de estágios para os acadêmicos de Farmácia, além do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sendo a Farmácia um estabelecimento de saúde, prestará serviços farmacêuticos à comunidade, contribuindo com a promoção de saúde e do uso racional de medicamentos. De acordo com as novas diretrizes curriculares, o aluno deverá realizar o estágio em várias áreas farmacêuticas, entre elas a assistência farmacêutica, atendimento ao público, manipulação de fórmulas alopáticas e homeopáticas sob a supervisão de um profissional farmacêutico. Para atender esta necessidade, este estudo desenvolveu a prototipagem da Farmácia Escola com o objetivo de atender as necessidades de estágio dos alunos de um Centro Universitário no Vale do Paraíba. O padrão mínimo para montar uma Farmácia Universitária foi determinado no fórum Nacional de Farmácias Universitárias (FNFU). O presente projeto caracteriza-se como um estudo de caso, com a utilização do design thinking como apoio metodológico e foi finalizado com o protótipo da Farmácia Escola. Com a conclusão da prototipagem, mostrou-se possível a implantação da FE no centro universitário, tornando-o mais competitivo no mercado acadêmico.

Palavras-chave: Farmácia Universitária; Farmácia Escola; Assistência Farmacêutica.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Evandro Luiz Fialho Martins

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: A desigualdade social é um problema de escala mundial que afeta diversas cidades
brasileiras. Os índices de desenvolvimento na cidade de Lorena, do Estado de São
Paulo, permitiram comprovar essa desigualdade, retratada na realidade de muitas
famílias que se deslocam da zona rural para a urbana com o objetivo de conseguir
uma melhor qualidade de vida. Esta dissertação teve como objetivo central estudar,
utilizando os conceitos metodológicos do Design e Tecnologia Social, possibilidades
que possam promover o empoderamento dos habitantes da zona rural de Lorena –
SP, a partir da divulgação de conhecimentos científicos por meio de um programa de
rádio em uma emissora instalada nas dependências do Centro Universitário Teresa
D’Ávila, localizado na área urbana da cidade. A proposta desenvolvida oportunizou
discussões sobre o êxodo rural e colaborou com informações específicas sobre as
atividades agropecuárias, propiciando com o auxílio da Tecnologia Social uma
reflexão sobre os problemas e a transformação do contexto social vivenciado nas
áreas rurais da região.

Palavras-chave: Radiodifusão. Design social. Tecnologia social. Êxodo rural. 

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Natália Aparecida Soares

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: Este trabalho investigou os processos, materiais e modelos de design de embalagens a fim de desenvolver e testar uma nova embalagem secundária para creme dental, a qual servirá de solução alternativa para as atuais disponíveis no mercado. O objetivo foi propor uma embalagem multipack com redução de material para tubos de creme dental, considerando questões mercadológicas e de sustentabilidade. Para tanto, o trabalho se utilizou de uma metodologia exploratória que consiste na utilização de uma pesquisa quantitativa de observação que testa e valida junto aos consumidores os protótipos construídos a partir do método do metaprojeto. A nova proposta de embalagem secundária desenvolvida utiliza menos material se comparada com a atual e abrange a necessidade atual do processo de produção e não atrapalha o ponto de venda. Outro valor agregado é a possibilidade de vender mais de um produto na mesma compra, por se tratar de uma embalagem multipack.

Palavras-chave: Design. Embalagem. Multipack. Redução de material.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Rodolfo Neves Rosa

Orientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Sena

Resumo: Sendo a aula uma necessidade social latente, pensar modelos de aula que engaje os estudantes tem sido a busca de toda a comunidade científica educacional. O objetivo é propor um modelo de aula presencial para Instituições de Ensino. Como hipótese foram usados os critérios da plataforma Kanttum Prof com 11 itens relevantes para a construção da aula sendo elas: a atmosfera de sala de aula; organização da aula; uso de recursos; papel do professor-mediador; atividades assíncronas; atividades desenvolvidas na aula; interação na aula; tempo de aula; necessidades de conhecimentos prévios; autonomia do aluno e avaliação da aprendizagem. Foram utilizados como metodologia o design instrucional, a rubrica e a pesquisa bibliográfica, desenvolvendo um mapa mental como um exemplo da aula plena e percebemos como resultado que na construção destes 11 itens o item de maior relevância e que se relaciona com os demais é a interação em aula, que deve ser observado atentamente pelo professor em sua busca de uma aula plena. Sendo assim ainda vemos como importante para estudos futuros a aplicação pratica deste modelo.

Palavras-chave: Aula plena; Design Instrucional; Rubrica; Interação em aula.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Jeferson Diego Silva

Orientador: Prof. Dra. Luciani Vieira Gomes Alvareli

Resumo: A construção civil é um dos setores da indústria com o maior consumo de recursos naturais e considerada uma das atividades menos sustentáveis do planeta, sendo necessária a criação de novas tecnologias e possibilidades para restringir e simplificar suas etapas, gerando a diminuição destes impactos. Nesse contexto, o pensamento de sustentabilidade vem sendo muito discutido em diversos setores. A sustentabilidade tem como objetivo interligar questões sociais, econômicas, culturais e ambientais da sociedade. Conceitos como o design sustentável e arquitetura sustentável buscam criar indicações e atributos para obtenção de resultados ambientalmente conscientes. Com a necessidade de novas tecnologias e sistemas construtivos simplificados e com menos impactos, o container reutilizado torna-se uma opção de construção mais sustentável. Apresentando características sustentáveis, os containers estão sendo utilizados como sistema construtivo em diversos locais do mundo, servindo como residências, comércios, instituições, abrigos de emergência e em canteiros de obras, por exemplo. O container, mesmo apresentando um perfil sustentável, deve seguir critérios definidos por ferramentas da sustentabilidade para que sejam assim considerados. A partir desta necessidade foi criada uma Matriz da construção sustentável, que pode ser utilizada para verificar o nível, em uma determinada “Escala de Sustentabilidade”, de uma edificação em container como construção sustentável. Como resultado da matriz, além da definição do seu nível de sustentabilidade, podem ser identificados os pontos fracos e as possibilidades de melhorias que uma construção ou projeto em container apresentam. A definição de níveis de sustentabilidade obtidos através do uso da matriz incentiva profissionais, investidores e proprietários a projetar e construir de forma mais sustentável, levando em conta os princípios da arquitetura sustentável. A matriz pode ser utilizada para auxiliar na fase de projeto, na construção e em reformas, mas também pode ser utilizado como ferramenta de estudo em universidades, fomentando a discussão de sustentabilidade e novas tecnologias.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Design Sustentável, Arquitetura Sustentável, Construções Sustentáveis, Container, Matriz.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Stefany Cunha Pereira de Souza

Orientador: Prof. Dr. Nelson Tavares Matias

Resumo: A presente pesquisa teve como proposta demonstrar o uso de tecnologias digitais, como possibilidades de motores de melhorias e motivação dentro da educação formal e de maneira mais específica dentro da disciplina Química, no 3º ano do Ensino Médio, ou seja, como ferramentas de ensino-aprendizagem. As tecnologias digitais na educação são práticas que utilizam os recursos virtuais dentro do processo de ensino-aprendizagem, sua aplicação pode proporcionar uma dinamicidade e interatividade entre aluno, professor e conteúdo. A pesquisa foi composta em três etapas: revisão bibliográfica considerando o processo de aprendizagem, a mídia como ferramenta de ensino, design instrucional e a teorias do âmbito pedagógico, bem como as características das tecnologias. A segunda etapa foi a realização da pesquisa de campo para identificação da percepção de alunos e professores sobre o uso das tecnologias em sala de aula. Por fim, a terceira e última etapa, foi a construção da sequência didática de sugestões de uso das tecnologias. Com o resultado espera-se construir um guia que auxilie professores, alunos, pais e responsáveis a compreender a melhor aplicação do uso das tecnologias como estratégia de melhoria no ensino e consequentemente na aprendizagem, tornando alunos e professores protagonistas de suas ações. fomentando a discussão de sustentabilidade e novas tecnologias.

Palavras-chave: tecnologia; ensino-aprendizagem; educação

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Pedro Henrique Villela Freire

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: A construção civil é um dos setores da indústria com o maior consumo de recursos naturais e considerada uma das atividades menos sustentáveis do planeta, sendo necessária a criação de novas tecnologias e possibilidades para restringir e simplificar suas etapas, gerando a diminuição destes impactos. Nesse contexto, o pensamento de sustentabilidade vem sendo muito discutido em diversos setores. A sustentabilidade tem como objetivo interligar questões sociais, econômicas, culturais e ambientais da sociedade. Conceitos como o design sustentável e arquitetura sustentável buscam criar indicações e atributos para obtenção de resultados ambientalmente conscientes. Com a necessidade de novas tecnologias e sistemas construtivos simplificados e com menos impactos, o container reutilizado torna-se uma opção de construção mais sustentável. Apresentando características sustentáveis, os containers estão sendo utilizados como sistema construtivo em diversos locais do mundo, servindo como residências, comércios, instituições, abrigos de emergência e em canteiros de obras, por exemplo. O container, mesmo apresentando um perfil sustentável, deve seguir critérios definidos por ferramentas da sustentabilidade para que sejam assim considerados. A partir desta necessidade foi criada uma Matriz da construção sustentável, que pode ser utilizada para verificar o nível, em uma determinada “Escala de Sustentabilidade”, de uma edificação em container como construção sustentável. Como resultado da matriz, além da definição do seu nível de sustentabilidade, podem ser identificados os pontos fracos e as possibilidades de melhorias que uma construção ou projeto em container apresentam. A definição de níveis de sustentabilidade obtidos através do uso da matriz incentiva profissionais, investidores e proprietários a projetar e construir de forma mais sustentável, levando em conta os princípios da arquitetura sustentável. A matriz pode ser utilizada para auxiliar na fase de projeto, na construção e em reformas, mas também pode ser utilizado como ferramenta de estudo em universidades, fomentando a discussão de sustentabilidade e novas tecnologias.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Design Sustentável, Arquitetura Sustentável, Construções Sustentáveis, Container, Matriz.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Bruno de Camargo Eduardo

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Ao estudar a zona rural do município de Lorena/SP, depara-se com a realidade que assola a população daquela região, a falta de renda que gera a baixa qualidade de vida. No contexto da história, se constata a grande migração do homem do campo para os centros urbanos, chamado de êxodo rural. Não diferente de muitas famílias da década de 80, período em que o setor industrial foi o grande atrativo para uma mudança de área a fim de buscar uma melhor qualidade de vida. Observa-se que, no contexto atual, as vagas de emprego para os moradores já existentes na cidade são limitadas, fazendo com que a migração de famílias inteiras da zona rural para a cidade acabe gerando nessas áreas um tipo de problema social que é a falta de emprego, sendo esse problema enfrentado há décadas por famílias advindas do meio rural para o urbano. A pesquisa encontrou o suporte teórico nas Tecnologias Sociais (TS) e no conhecimento empírico do pesquisador para propor as seguintes intervenções: pormenorizar as necessidades para o desenvolvimento de caminhos sustentáveis locais; desenvolver ações que permitam atender às necessidades identificadas e suplementares a comunidade rural com projetos e meios a fim de obter uma economia solidária e sustentável, considerando os princípios da TS. A partir desses levantamentos, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma cartilha de inclusão social, com o intuito de oferecer meios para a geração de renda das comunidades rurais do município de Lorena/SP, tendo em vista a importância da TS como ferramenta para solucionar o problema de geração de renda, consequentemente, o abandono das zonas rurais. A metodologia empregada foi alicerçada na pesquisa-ação voltada diretamente à TS com a intenção de gerenciar programas direcionados à política de inclusão social e ao empreendimento solidário. Além disso, pode-se sugerir a disponibilização para outros municípios em igual realidade.

Palavras-chave: Design Social, Tecnologias Sociais, Inclusão e Inovação Social.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Marilene da Silva Vieira Souza

Orientador: Prof. Dr. Henrique Martins Galvão

Resumo: A presente pesquisa baseia-se na Lei de Acesso à Informação (LAI) e na metodologia do Design Thinking de Serviços com objetivo de analisar o Portal de Transparência do Município de Resende/RJ. Nesse estudo, reconhece-se que a divulgação e acesso das informações contribuem para a credibilidade dos atos da gestão pública e engajamento da sociedade nas decisões que as influenciam. Sob a ótica da accountability, o processo de prestação de contas valoriza a participação democrática do cidadão e, quanto maior a transparência espera-se melhoria da qualidade das informações. Nesse contexto, a perspectiva centrada no cidadão pode ser observada pela metodologia do Design Thinking de Serviços, envolvendo as etapas da exploração, da criação, da reflexão e da implementação de práticas que podem ser incorporadas no processo de transparência das informações. O estudo tem como objetivo analisar o Portal de Transparência do Município de Resende/RJ de acordo com a Lei de Acesso à Informação e do Design Thinking de Serviços. O estudo indaga se o Portal de Transparência atende a legislação e, para atender a esses propósitos, a abordagem metodológica é de natureza qualitativa e quantitativa e do tipo descritiva, estruturando-se pela pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. A pesquisa foi dividida em quatro etapas; a primeira focou na observação e análise do Portal com base em 14 requisitos da LAI. A segunda etapa teve como público-alvo 9 conselheiros, representantes dos Conselhos Municipais da cidade de Resende, denominados “os usuários da informação”, cujas opiniões sobre o Portal de Transparência foram estratificadas e analisadas por meio de questionário com perguntas fechadas. Essa etapa constituiu-se de 6 questões para a Gestão do Portal e 5 questões relacionadas com o Design Thinking de Serviços. A terceira etapa seguiu de entrevista com um dos conselheiros. A quarta etapa propõe modelo baseado num roteiro para implementação de melhoria do serviço. A partir dos dados coletados, procedeu-se ao diagnóstico e avaliação, onde observou-se que o Portal de Transparência atende plenamente 5 dos 14 requisitos da LAI e 4 deles encontram-se distantes dos parâmetros fixados pela legislação e 5 parcialmente atendidos. Na pesquisa com “os usuários da informação” constatou-se lacunas da gestão e limitações relacionadas com a metodologia do Design Thinking de Serviços, sinalizando possíveis melhorias para desenvolver e refinar o serviço de informação prestada ao usuário no Portal de Transparência. A pesquisa expôs que 30% dos “usuários da informação” aprovam plenamente o Portal de Transparência, 41% aprovam parcialmente, 14% não tem opinião, 14% desaprovam e 1% desaprovam totalmente. Na entrevista, verificou-se insuficiência de informações no Portal. Com base nos dados obtidos, concluiu-se que o Portal de Transparência do Município estudado apresenta as informações de maneira satisfatória e que atende ao processo de transparência e accountability da administração pública gerencial, porém lacunas de oportunidades de melhorias foram demonstradas a partir do diagnóstico do estudo. Visando a eficácia do Portal de Transparência, a quarta etapa propõe um modelo como estratégia gerencial para melhoria e fundamentada na metodologia do Design Thinking de Serviços.

Palavras-chave: 1. Portal de Transparência; 2. Lei de Acesso à Informação; 3. Administração Pública; 4. Accountability; 5. Design Thinking de Serviços

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Rodrigo de Brito Dionisio

Orientador: Prof. Dr. Wellington de Oliveira

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar as principais características de um sistema que utiliza a tecnologia web para que o mesmo tenha uma otimização em sua usabilidade, fácil acesso à informação e a melhor prática para sua construção aplicada ao estágio supervisionado. Mais especificamente, buscou-se determinar as principais etapas que devem ser trilhadas no planejamento e na criação de um sistema web de modo que o mesmo possa ter otimizada sua usabilidade e que traga satisfação ao usuário. Na criação do mapa de um site é possível observar a hierarquia do sistema e seus possíveis links juntamente com o planejamento do sistema através de wireframes e grids, que são norteadores na criação da estrutura das páginas do sistema. A pesquisa revelou que a usabilidade é um ponto crucial para o sucesso de um sistema web, podendo ser este um fator de inovação e grande diferencial no mercado atual, que o usuário deve ser considerado em todas as etapas do projeto e que o estudo em questão foi capaz de responder as questões elencadas no inicio deste trabalho, pois muitas vezes os sistemas são difíceis de se utilizar porque os projetistas muitas vezes não consideram o usuário em seus projetos, sem mencionar a analise documental, reuniões com usuários e testes do sistema. Os resultados alcançados contribuem com o campo do Design, Inovação e Tecnologia enfatizando-se que a usabilidade é requisito essencial para a criação de um produto (sistema) dentro do prazo e orçamentos estipulados e que tragam satisfação para seus usuários além de atender o propósito para o qual foram criados.

Palavras-chave: Planejamento, Sistema Web, Usabilidade.

Faça o download da dissertação completa!

Autor: Luan de Souza Moura

Orientador: Prof. Dr. Nelson T. Matias

Resumo: Atualmente, em território nacional, os motociclistas possuem dificuldades para realizar o transporte de cargas pessoais que não são compatíveis com os compartimentos destinados para o uso particular presentes no mercado, chamados de baú e malas laterais. O presente trabalho teve como objetivo identificar as possibilidades de acréscimo, ou intensificação, das experiências geradas pela motocicleta, no âmbito prático e estético, a partir de suas formas, proveniente da expansão da capacidade de transporte de cargas em motocicletas com a finalidade do uso particular. A área abordada no presente trabalho limita-se às funções práticas e estéticas do produto que impactam na experiência do usuário. Para haver uma avaliação bem orientada, com afastamento de opiniões pessoais, sobre os itens relacionados com a experiência do motociclista, foi aplicada o método de UX Design. A aplicação desse modelo projetual se iniciou a partir da coleta e posterior seleção de resultados de pesquisas de empresas governamentais e não governamentais de grande porte e pesquisa de campo, possibilitando então um cruzamento de informações para a identificação do público-alvo presente no país. Dessa forma, foi criada uma Persona, como representante dos usuários de motocicletas identificados. A partir disso, foi possível a compreensão do cenário que o usuário está inserido, sendo possível estabelecer os pontos cruciais de seu contato com o produto e a identificação de suas necessidades. Com o desenvolvimento do projeto, desde o conceito até a fabricação e teste do protótipo, foram identificadas as áreas de aprimoramento para o produto proposto atender às experiências do usuário. Todo o trabalho de coleta, avaliação de dados do público e conceituação, do pondo de vista da experiência do usuário, reforçou que no território nacional ainda não existe qualquer trabalho para o desenvolvimento da função prática, muito menos estética, para atender os motociclistas particulares que necessitam transportar seus pertences pessoais que não são comportados atualmente em suas motocicletas.

Palavras-chave: Design centrado no ser humano, transporte de carga, bagageiro, veículo de duas rodas.

Faça o download da dissertação completa!

Traduzir